Em Pernambuco, índios cobram de prefeitura taxa por uso de terras

FSP, Poder, p. A12 - 11/08/2012
Em Pernambuco, índios cobram de prefeitura taxa por uso de terras

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Na terra indígena dos fulni-ô, no agreste pernambucano, 78% dos moradores não são índios -ou pelo menos não se descrevem assim. São 18.647 pessoas, o número mais alto de não índios em áreas indígenas do país.
Ao todo, são 30 mil pessoas nessa situação nas 505 terras indígenas brasileiras. Isso corresponde a 5,41% da população dessas áreas.
O caso da terra dos fulni-ô, com 11,5 mil hectares, é peculiar: o município de Águas Belas está praticamente todo dentro dela, e há índios que cobram por quem a usa.
Nem a prefeitura escapa: diz gastar por ano R$ 60 mil de "taxa" para manter cemitério, garagem municipal, aterro sanitário, campos de futebol e outros bens públicos dentro da área indígena.
O dinheiro é pago a famílias de índios que são donas originárias dos terrenos. Os fulni-ô ganharam lotes após um decreto estadual de 1928, que permitia o arrendamento. A lei nunca foi revogada.
Na época, a distribuição de 427 lotes foi feita pelo SIP (Serviço de Proteção aos Índios, órgão que antecedeu a Funai). O SIP passou a intermediar os arrendamentos, ficando com 30% do valor.
Além dos lotes, os índios ganharam uma área coletiva, a aldeia-sede. É lá que vivem hoje, separados dos não índios por um rio. Eles são bilíngues (falam o yaathe, ensinado nas escolas indígenas) e praticam o ouricuri (um ritual secreto que os faz sair da aldeia por três meses).
A maioria da população é miscigenada, afirma o prefeito Genivaldo Delgado (PT).

FSP, 11/08/2012, Poder, p. A12

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/60112-em-pernambuco-indios-cobram-de-prefeitura-taxa-por-uso-de-terras.shtml
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Fulni-ô
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.