Índios fecham rodovia entre Paial e Seara

Rádio Rural - http://www.radiorural.com.br/ - 18/09/2012
Indígenas da Aldeia Toldo Pinhal de Seara, estão somando forças com os indígenas de Toldo Chinbangue, de Chapecó e seguem hoje com bloqueio da SC-283 entre Seara-Chapecó, nas proximidades de Sede Tretein, nesta terça-feira.

A previsão é de que a manifestação prossiga durante a tarde, até às 18h. A rodovia está sendo liberada somente a cada duas horas. O Comandante do posto 20 de PMRE - Sub-Tenente Ivanor Giongo, está no local e orienta que quem precisar desse caminho terá que ter paciência ou buscar uma rota alternativa.


Motivos

A manifestação acontece, pois os índios são contrários a portaria 303 da Advocacia Geral da União (AGU), prevista para entrar em vigor no dia 24 de setembro, que proíbe a ampliação de terras indígenas já demarcadas e a comercialização ou arrendamento de qualquer parte desses territórios.

Conforme a vice-cacique da comunidade Toldo Pinhal, Irene Mendes, quase todos os moradores da aldeia no interior de Seara participam do manifesto. O protesto realizado em Chapecó acontece em complemento às outras manifestações a nível nacional. Segundo ela, a portaria é um retrocesso aos direitos indígenas e se aguarda uma reposta de Brasília para encerrar o movimento.


Orientação

Segundo informações da PMRE, o movimento segue na parte da tarde, com previsão de abertura das pistas dos dois lados a cada duas horas, e a liberação total deve acontecer após às 18h.



http://www.radiorural.com.br/noticias.php?nId=leitura&idnot=15564
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Toldo Chimbangue
  • TI Toldo Pinhal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.