Culpados: Channel 7 da Austrália é censurado por programa 'racista' sobre infanticídio

Survival International - http://www.survivalinternational.org/ - 24/09/2012
O canal de televisão, Channel 7, da Austrália, foi declarado culpado pelo regulador da imprensa por umas sérias violações do código de comunicação, após terem exibido uma emissão tão extrema, que foi classificada como um 'Show de Horrores na TV' pela Survival International.

O programa classificou a tribo brasileira dos Suruwaha como assassinos de crianças; relíquias da 'Idade da Pedra'; e 'alguns dos piores violadores dos direitos humanos no mundo'.

A Survival reclamou ao regulador australiano ACMA, depois que o Channel 7 recusou-se a publicar uma correção à emissão, que foi ao ar no programa Sunday Night.

Em um julgamento histórico, a ACMA declarou que o Channel 7 é culpado pela quebra da sua cláusula de racismo - 'provocar um intenso desgosto, sério desprezo ou severo ridículo de uma pessoa ou um grupo'. Acredita-se que isto é a primeira vez em que uma emissora foi declarada culpada por esta ofensa séria sob o código de televisão de 2010. A ACMA também declarou que o Channel 7 é culpado por emitir material impreciso.
Programa 'racista' de Channel 7 sobre infanticídio

Extratos do programa: visitar os Suruwaha é "literalmente viajar 10.000 anos atrás no tempo"; "ameaças de morte"; "tribos perdidas encorajam a matança de crianças desabilitadas".

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, 'Essa foi uma das piores matérias sobre povos indígenas contemporâneos que já vimos. Fantasiaram-nos como monstros cruéis e inumanos, no mesmo desprezo colonialista do século XIX que os considerava como 'selvagens primitivos'.

'O que piora ainda mais essa situação, é que os Suruwaha têm sido atacados por missionários fundamentalistas há anos; eles estão liderando uma campanha que os calunia como assassinos de crianças. Os missionários estão por trás de um projeto de lei que os permitiria remover crianças indígenas de suas comunidades, algo com ecos horripilantes do escândalo das Gerações Roubadas.

'A equipe do Channel 7 disse aos Suruwaha que lhes permitiria mostrar o seu lado da história - contudo, acabaram produzindo uma das definições mais grotescas e distorcidas de um povo indígena que podemos nos lembrar. O programa, inclusive, promoveu abertamente uma arrecadação de recursos para os missionários em seu website. Nós esperamos que esta decisão signifique que veremos menos lixo como esse na televisão no futuro.'

O Channel 7 está buscando uma revisão judicial na Corte Federal da Austrália.

Nota aos editores:

1. A Survival escreveu uma série de princípios éticos para ajudar produtores de filmes a trabalhar de forma responsável com tribos. Promovemos também a nossa campanha Stamp it Out, desafiando representações racistas na mídia.

2. Previamente, a Survival destacou como a companhia britânica de televisão, Cicada Films, foi acusada de ter colocado em risco a vida de índios peruanos por terem, alegadamente, provocado uma epidemia de gripe entre eles; e como uma série de TV sobre uma tribo da Amazônia foi rotulada por especialistas como 'encenada, falsa, fabricada e distorcida'.

3. Formas de infanticídio são encontradas em todas as sociedades, inclusive nas industrializadas. A prática é rara e está desaparecendo entre os índios amazônicos. A Survival se opõe a práticas não consensuais que machucam ou matam pessoas. Isso inclui o infanticídio.

4. Faça o download do arquivo da Survival sobre a proposta 'lei Muwaji' (pdf). Tal projeto de lei é o resultado de uma campanha no Brasil por missionários fundamentalistas da organização JOCUM. JOCUM é o ramo brasileiro da organização estadunidense Jovens com uma Missão.

5. Faça o download do arquivo sobre o que os especialistas e os indígenas afirmam sobre as alegações de infanticídio por parte da JOCUM (pdf, 58 KB).

6. Faça o download da carta da Survival para o Channel 7 (pdf, 201 KB).

7. Faça o download das declarações dos índios Suruwaha sobre a matéria do Channel 7 (pdf, 33 KB).

8. Faça o download do material da Survival sobre a tribo Suruwaha (pdf, 34 KB).



http://www.survivalinternational.org/ultimas-noticias/8689
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Zuruahã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.