Conselho Local de Saúde Indígena Wajãpi realiza reunião

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/ - 07/11/2012
Conselheiros que integram o Conselho Local de Saúde Indígena Wajãpi (CLSIW) realizaram reunião, no município de Pedra Branca do Amapari - Amapá, nos dias 3 e 4 de novembro. O encontro ocorreu no Centro de Formação e Documentação Wajãpi, localizado no Polo Base Aramirã e teve como pauta a reestruturação do Conselho Local com a reformulação e aprovação do Regimento Interno, além da discussão sobre o Plano Distrital de Saúde Indígena (PDSI).

Na reunião, estiveram presentes 20 dos 28 conselheiros que compõem o colegiado do CLSIW, além da equipe do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará. A coordenadora do DSEI Amapá e Norte do Pará, Nilma Pureza, também esteve presente e pode responder às dúvidas dos conselheiros referentes ao DSEI. "Ouvimos as necessidades levantadas pelos indígenas e todas as colocações expostas aqui serão fundamentais para a construção do Plano Distrital", comentou Nilma Pureza.

Também fizeram parte da reunião, representantes do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ), que nos dias 1 e 2 de novembro, colaboraram com o processo eleitoral para a escolha da nova presidência do CLSIW. Eleito como o novo presidente do Conselho, o indígena Jawapaku Wajãpi teve como sua primeira missão a condução da reunião.

O encontro contou, ainda, com a participação do técnico do Controle Social da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Wanklykon Moura, que fez considerações importantes sobre o novo regimento do CLSIW e a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, bem como as etapas locais e distritais, programadas para acontecer em 2013.

Durante a reunião, foi apresentada, também, a Portaria no 755/2012, por meio da qual a organização do Controle Social do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena passou a vigorar junto à SESAI, no âmbito do Ministério da Saúde. Além disso, foi apresentada aos conselheiros a resolução no 453, de 10 de maio de 2012, que traz as novas diretrizes para a instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde.



http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=41351
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Waiãpi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.