Indígenas Xokleng participam de capacitação em cartografia e uso do GPS

Funai - http://www.funai.gov.br/ - 11/12/2012
Um grupo formado por 25 indígenas do povo Xokleng, de Santa Catarina, participou do Curso de Capacitação em Cartografia Básica e Uso de GPS, promovido pela Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT) da Funai, em parceria com a Coordenação Regional (CR) do Litoral Sul. O curso foi realizado entre os dias 26 e 30 de novembro, na Terra Indígena Ibirama, município de José Boiteux/SC.

O principal objetivo do curso é capacitar os indígenas para o uso de algumas ferramentas que poderão ser aplicadas em atividades de vigilância da terra indígena, como mapas e aparelhos de GPS. Com carga horária de 40 horas, a capacitação inclui aulas teóricas e atividades práticas e integra a discussão conjunta entre Funai e indígenas, que se constitui em etapa inicial para a elaboração de um plano de vigilância para a TI Ibirama.

Além dos Xokleng, já participaram da capacitação 20 indígenas das TIs Igarapé Lage e Igarapé Ribeirão, ligadas à CR de Guajará Mirim/RO, no mês de setembro. De 5 a 8/11, foram capacitados 17 servidores das CRs Xavante e Cuiabá, no Mato Grosso, e, durante esta semana, outros 20 indígenas da TI Kaxarari, na CR Alto Purus/AM.

A CGMT pretende ampliar sua atuação em atividades como esta e, para tanto, desenvolveu uma série de cartilhas abordando temas relacionados à proteção territorial, que incluem orientações sobre legislação indigenista e ambiental, cartografia básica e uso de GPS, serviços ambientais, vigilância, prevenção e monitoramento de incêndios em terras indígenas, entre outros. As cartilhas são utilizadas nas atividades de capacitação de indígenas e servidores.


Vigilância

As ações de vigilância são parte do Plano de Proteção Territorial e devem ser planejadas de acordo com as necessidades de cada TI. Por meio delas, os indígenas realizam ações preventivas, diagnosticando as principais ameaças aos seus territórios e acionando os órgãos e autoridades responsáveis pela fiscalização e proteção das terras.

Para que as ações de vigilância e fiscalização possam ser desenvolvidas de forma adequada e qualificada, a CGMT vem desenvolvendo diversas atividades de capacitação de indígenas e servidores que atuam na área.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/12_dez/20121211_05.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  • TI Igarapé Lage
  • TI Igarapé Ribeirão
  • TI Kaxarari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.