MPF/PR: cacique é acusado de arrendamento ilegal de terras indígenas

MPF/PR - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/ - 17/12/2012
Dirceu Retanh Pereira, preso na Operação Forte Apache 2, já é réu em outro processo movido pelo Ministério Público Federal no Paraná


O arrendamento ilegal de terras indígenas é uma preocupação constante do Ministério Público Federal. Tanto é assim que o cacique indígena e vereador Dirceu Retanh Pereira, preso na semana passada durante a Operação Forte Apache 2, já responde a outro processo ajuizado pelo Ministério Público Federal em Guarapuava, em fevereiro de 2011, por arrendamento ilegal de terras indígenas na região de Manoel Ribas.

O cacique Dirceu Retanh Pereira foi preso na reserva de Mangueirinha também pela prática dos crimes de ameaça, constrangimento ilegal, corrupção, apropriação indébita, bando, posse e porte ilegal de armas de fogo, crime ambiental e eleitoral.

No curso das investigações, apurou-se que Dirceu Retanh Pereira está envolvido na destituição de vários caciques da região, com o objetivo de substituí-los por indígenas de sua confiança, como ocorreu na Reserva Indígena de Ortigueira/PR, em setembro deste ano, quando houve dois assassinatos e muitos feridos, além de roubo, incêndio e expulsão do cacique local.

A ação penal proposta pelo MPF contra o cacique Dirceu Retanh Pereira tramita perante a Justiça Federal de Guarapuava, sob o número 50004270820114047006.



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_criminal/cacique-preso-na-operacao-forte-apache-2-ja-e-reu-em-outro-processo-crime-movido-pelo-mpf-pr
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mangueirinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.