Governo do Estado discute estrutura para o funcionamento de escolas indígenas

Corrêa Neto - http://www.correaneto.com.br/ - 07/02/2013
Uma reunião ocorrida no gabinete do secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura (Seinf), Edvan Barros, entre a secretária de Apoio à Gestão da Secretaria de Educação (Seed), Lúcia Furlan, e o secretário extraordinário dos Povos Indígenas (Sepi), Coaracy Maciel Gabriel, discutiu a viabilização de abastecimento de água e energia elétrica nas escolas indígenas que estão sendo construídas pelo Governo do Estado.

Lúcia Furlan destacou que numa primeira reunião, ocorrida em dezembro do ano passado, a Secretaria de Educação sugeriu aos técnicos da Seinf a possibilidade de abastecer as escolas indígenas com o uso de energia fotovoltaica, por meio de painéis solares.

"O Governo do Estado está construindo mais de 28 escolas em áreas indígenas que vão precisar de uma infraestrutura moderna que garanta, por exemplo, a utilização dos notebooks que foram doados aos professores indígenas por intermédio do programa Professor Conectado", disse a secretária-adjunta de Apoio à Gestão da Seed.

Técnicos da Seinf se deslocaram até o município de Oiapoque para verificar a demanda necessária que cada escola indígena precisa para utilizar a energia fotovoltaica. Eles estiveram visitando as aldeias indígenas de Uahá, Kumenê, Kumuyuwa, Pywatyket, Kumarumã, Espírito Santo e Santa Izabel e Kunanã, no Parque Indígena do Tumucumaque.

O secretário extraordinário dos Povos Indígenas, Coaracy Maciel Gabriel, disse que a empresa responsável pela construção das escolas se comprometeu em entregar, até o final de fevereiro, a Escola Manoel dos Santos, na aldeia Santa Izabel.

"Pelo cronograma da empresa, as próximas escolas a serem entregues serão as do Camilo Narciso, na aldeia Kumarumã, e a Escola Moisés Iapahá, na aldeia Kumenê", analisou o secretário Coaracy Maciel.

O secretário-adjunto da Seinf disse que as empresas que estão construindo as escolas têm mantido até agora o prazo determinado para os serviços, e que as escolas localizadas no Parque Indígena do Tumucumaque serão as próximas a serem entregues.

Também participaram da reunião técnicos da Eletrobras Eletronorte; Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA); Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e
da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai).



http://www.correaneto.com.br/site/noticias/37376
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tumucumaque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.