Indígenas do oeste do Paraná fazem protesto contra ordem de despejo

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/02/2013
Eles também reivindicaram a demarcação de terras e o fim da violência.
Cerca de 1.300 índios estão alojados em propriedades de produtores rurais.


Indígenas de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, fizeram um protesto na terça-feira (12) contra a ordem de despejo da Justiça direcionada a cinco acampamentos instalados em áreas particulares. Eles também protestaram em solidariedade a um grupo de índios de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul, que teria sido atacado por pistoleiros no domingo (10).

Cerca de 1.300 índios estão alojados em propriedades de produtores rurais e reivindicam a demarcação de áreas acima de 100 mil hectares. Contudo, fazendeiros e prefeitos criticam a proposta de demarcação, pois tomaria 10% das terras destinadas para agricultura. Os guaranis dizem que as terras já eram deles no passado e prometem resistir. Já o outro lado afirma que nunca houve aldeias na região e querem continuar produzindo com tranquilidade nas terras.

"O guarani sem terra não tem cultura, não tem vida. Como é que nós vamos criar a nossa família, como é que nós vamos sobreviver se nós não temos terra.", desabafou o cacique de Terra Roxa Marciliano Lopes.

As lideranças indígenas querem que a Fundação Nacional do Índio (Funai) tome medidas para coibir a violência, crie um grupo para fazer estudos necessários para a demarcação das terras e entre na Justiça contra as ordens de despejo. "A gente sabe que essas terras que a gente está reivindicando tem donos. A gente sabe também que através da história era aqui que nossos antepassados viviam", relatou a vice-cacique Paulina Martins.


Documento à presidente

Na vinda presidente Dilma Rousseff a Cascavel, no oeste do Paraná, na abertura do Show Rural 2013, pelo menos 300 agricultores da região entregaram um documento, em mãos, a ela pedindo providências quantos aos conflitos entre indígenas e fazendeiros da região. Eles pediram a retirada dos índios e o afastamento dos funcionários da Funai. Também pediram a presença da Polícia Federal para coibir a entrada ilícita de índios paraguaios e de outros estados. Na ocasião, a presidente garantiu que irá fazer um estudo sobre a situação.



http://g1.globo.com/parana/noticia/2013/02/indigenas-do-oeste-do-parana-fazem-protesto-contra-ordem-de-despejo.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tekoha Araguaju
  • TI Itaporanga
  • TI Tekoha Marangatu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.