Policiais Federais realizam operação em aldeia indígena da Paraíba

G1 - http://g1.globo.com/ - 22/02/2013
Objetivo da operação foi colher provas para apurar homicídio de indígenas.
Assassinatos aconteceram em julho de 2012.

Cerca de 40 policiais federais participaram na manhã desta sexta-feira (22) de uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão na Reserva Indígena Potiguara localizada nas cidades de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. A Ação, de acordo com a Polícia Federal, faz parte do inquérito policial que apura o assassinato dos indígenas Claudemir Ferreira da Silva e Geusivam Silva de Lima, mortos no dia 31 de julho de 2012.

Testemunhas apontaram o responsável pelos assassinatos, que acabou preso. O crime aconteceu em uma praça da aldeia Brejinho, no município de Marcação. Segundo o Centro Integrado de Operações Policiais, dois suspeitos armados teriam chegado de moto ao local e atirado contra o índio.

O cacique geral dos potiguaras na Paraíba, Sandro Gomes, disse que os caciques da região recebem ameaças frequentes. A assessoria da Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que a área é de constante conflito entre tribos indígenas e moradores do local que possuem grandes plantações de cana.

Segundo a Funai, a área já é delimitada como terreno dos índios potiguaras, mas os moradores não indígenas continuam no local esperando uma indenização do Governo Federal, que não tem data para acontecer.


http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/02/policiais-federais-realizam-operacao-em-aldeia-indigena-da-paraiba.html
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Potiguara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.