Lideranças Guarani Kaiowá vão a Brasília exigir demarcação de terras e segurança

Cimi - http://www.cimi.org.br/ - 12/03/2013
Uma delegação de sete lideranças indígenas Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul chegou a Brasília nesta terça-feira, 12, para pressionar o governo pela demarcação de terras e pela execução emergencial de um programa de segurança para as áreas em conflito.

Na terça, os indígenas se reúnem com procuradores federais da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF), responsável por tratar de questões relacionadas a populações indígenas e comunidades tradicionais. Ao longo da semana, os indígenas esperam ser recebidos pela presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ministro da Justiça e pela ministra da Casa Civil.

Na agenda, os indígenas cobrarão a demarcação territorial estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo MPF com a Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2007, cujos prazos expiraram em 2012. Os indígenas discutirão também o julgamento das ações relativas às questões das terras paralisadas no STF, a necessidade de espaço territorial para produção agrícola e os problemas do atendimento a saúde nas áreas Guarani.


Assassinato de jovem

A comitiva é composta por lideranças do conselho do Aty Guasu - grande assembleia Guarani e Kaiowá - das aldeias e retomadas de Pyelito Kue (Iguatemi), Potrero Guasu (Paranhos), Pindo Roky (Caarapó), Laranjeira Nhanderu (Rio Brilhante), Takuara (Juti) e Panambizinho.

A visita acontece quase um mês após a morte do jovem Kaiowá de 15 anos, Denilson Barbosa, assassinado pelo proprietário de uma fazenda que incide sobre território reinvindicado pela comunidade, e na sequência de uma série de ataques e invasões a acampamentos Guarani e Kaiowá.


Contatos:

Otoniel Ricardo (liderança Guarani/Aty Guasu/Conselho Continental da Nação Guarani)
(67) 9999.7540
Oriel Benites (liderança Kaiowá/Aty Guasu) - (67) 9933.3274
Adelar Barbosa (assessor jurídico/Cimi) - (61) 9975.7143
Ruy Sposati (assessoria de comunicação/Cimi-MS) - (67) 9944.8633
Renato Santana (assessoria de comunicação/Cimi) - (61) 2106-1670



http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6753&action=read
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas