Famílias Indígenas ocupam fazenda da Veracel no interior de Itabela.

Giro de Notícias - http://www.girodenoticias.com/ - 13/03/2013
Itabela- Cerca de 70 famílias indígenas Pataxós, das aldeias Meio da Mata, Boca da Mata, Barra Velha e Guaxuma, ocuparam na manhã desta quarta-feira (13) a fazenda de eucalipto Água vermelha, localizada as margens da BR-101 no distrito de Monte Pascoal no município de Itabela (BA). A fazenda pertence à empresa Veracel Celulose.

Os indígenas reivindicam a presença de representante do INCRA, da FUNAI e da Veracel, para discutir sob as demarcações de suas terras e outras reivindicações. Para os índios as aldeias têm necessidades de escolas, estradas, saúde e a demarcação de sua Arias.

A área ocupada pelos indígenas fica ao entorno da reserva do Parque Nacional e é a mesma que foi ocupada pelas mulheres do movimento sem terra a menos de 10 dias. Segundo os indígenas estas áreas foram analisadas nos levantamentos feitos pelo Grupo Técnico de Identificação e Delimitação da Terra Indígena, cujo relatório ainda está sob avaliação da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília.

Na tarde de hoje a reportagem do Site Giro de Notícias esteve no local para ouvir as mulheres indígenas que relatou através de uma representante Jussara Brás, que empresa Veracel celulose teria firmado um acordo com eles, que plantaria o eucalipto na área e após o corte da planta toda a área seria entregue a eles, o que não aconteceu.

A Veracel proprietária da fazenda não foi localizada até o momento, para falar sobre a versão dada pelos indígenas. Os índios dizem que não deixarão a área.



http://www.girodenoticias.com/noticias/geral/2980/familias-indigenas-ocupam-fazenda-da-veracel-no-interior-de-itabela-13-03-2013/
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha do Monte Pascoal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.