A Tarde-Salvador-BA - 25/06/2004
Índios pataxós da aldeia Boca da Mata, perto do Parque Nacional do Monte Pascoal, no extremo sul da Bahia, ocuparam duas fazendas, com mil hectares, no da reserva. Eles expulsaram os proprietários, os trabalhadores rurais e exigem a retirada dos animais que estão no pasto.
São 350 índios que fazem parte da Frente de Resistência e Luta dos Pataxós e tentam retomar terras da região que afirmam ter sido griladas pelos fazendeiros. Pintados para a guerra e armados com tacapes, os pataxós querem uma definição da Fundação Nacional de do Índio (Funai) sobre a situação fundiária da região.
Há cinco anos eles reivindicam uma vistoria para que as terras sejam demarcadas e já invadiram várias fazendas da região das quais saíram por determinação da Justiça. Os fazendeiros alegam ter documentos que provam serem os donos das propriedades mas não houve reação violenta à ocupação dos pataxós.
"Ocupamos essas terras para os nossos filhos e netos, não queremos negociá-las por nada", disse o cacique Júlio Pataxó um dos líderes da invasão.
Eles fecharam os acesso às fazendas e não pretendem deixar o local. Funcionários do escritório regional da Funai acreditam que o resultado da vistoria fundiária deve sair nos próximos dias.
PIB:Leste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Barra Velha
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.