Parlamentar garante construção da Casa de Saúde em Guarantã do Norte

O Documento - http://www.odocumento.com.br/ - 13/05/2013
Em reunião no Ministério da Saúde com o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, o Deputado Pedro Satélite (PSD) garantiu a liberação de recursos para a construção da Casa de Saúde Indígena (Casai), em Guarantã do Norte, distante 725 km ao norte de Cuiabá. A unidade deve ser construída ainda este ano e vai atender cerca de 800 índios de cinco aldeias da etnia Panará.

Até a construção ficar pronta será alugado um prédio para abrigar a unidade de saúde. O parlamentar também garantiu a liberação de recursos no valor de R$ 300 mil, para a construção imediata de um posto de saúde na aldeia Nassepotiti, também no município de Guarantã. "Nestes locais eles contam com interpretes e profissionais qualificados. Com isso garantimos um atendimento mais humanizado aos nossos irmãos índios.", disse Satélite.


Ministério da Pesca - Ainda na capital federal, Pedro Satélite se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Pesca, Atila Maia da Rocha, e garantiu a liberação de maquinários para a construção de tanques para a criação de peixes em 11 municípios do Nortão. "A piscicultura é uma das alternativas para fortalecer a economia regional. O secretário nos garantiu a liberação de um trator de esteira e uma retroescavadeira para o consórcio Portal da Amazônia, são maquinários imprescindíveis para alavancar a piscicultura no Vale do Peixoto, não tenho dúvida disso".

Participaram das audiências, a prefeita de Guarantã, Sandra Martins, os vereadores Dedé, Adão e Zilmar presidente do Legislativo Municipal e o Cacique Sikiã da etnia Panará.



http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=427160
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Panará
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.