Governo do Estado entrega canoas com motor a índios em Porto Seguro

Governo do Estado da BA - http://www.comunicacao.ba.gov.br/ - 14/05/2013
Os índios da aldeia Bugigão, localizada no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, agora contam com embarcações motorizadas. O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, entregou segunda-feira (13) oito canoas em fibra de vidro modelo flex, com o objetivo de aumentar a produtividade pesqueira da comunidade.

As canoas com motor são equipadas com material de salvatagem para pesca e mariscagem. A ação foi promovida no âmbito do programa estadual Vida Melhor, através da Sedir e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

De acordo com o presidente da Associação de Moradores e Pescadores Indígenas de Bugigão, Gilmar Jesus de Souza, conhecido como Matalawê, a aldeia está em festa. "É a primeira vez que a comunidade recebe um projeto que beneficia a nós, pescadores".

Gilmar conta o quanto a vida vai melhorar com a chegada das canoas. "Agora podemos pescar tranquilos, sem a preocupação de perder o nosso pescado, pois temos como manter o peixe fresco nos coolers das embarcações". Segundo ele, antes, toda a pescaria ficava comprometida. "Não tínhamos onde armazenar. Então, ficava tudo no sol, sem gelo, e a gente tinha que vender no mesmo dia para não perder".

O pescador Benedito de Oliveira (Newy Pataxó) também comemora a entrega das embarcações. "Dependemos da pescaria para viver. Com as canoas a remo ficávamos à mercê do vento, e agora vamos ter a nossa renda garantida, faça chuva, faça sol. Esta é uma grande vitória para a nossa aldeia".


Capacitação

As canoas entregues na aldeia Bugigão foram construídas pelos próprios índios durante uma capacitação formada por um grupo de 12 pescadores, no Centro de Capacitação e Pesquisa Padre Barturen, em Camaçari. Eles aprenderam a construir as embarcações em fibra de vidro e estão aptos a fazer outras. A ação contou com a parceria da Cooperativa de Trabalho e Serviços (CTS) e da Fundação para o Desenvolvimento das Comunidades Pesqueiras (Fundipesca).

Para Wilson Brito, esta foi a melhor maneira de levar o benefício para a aldeia. "Não bastava apenas entregar as canoas. Com a capacitação, os índios passaram a ter também uma nova profissão". E quem confirma que as melhorias não pararam por aí é Gilmar. "Nossa meta agora é montar uma escola técnica e ensinar a toda a comunidade o que aprendemos para que todos possam ter uma embarcação como esta".



http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/05/14/governo-do-estado-entrega-canoas-com-motor-a-indios-em-porto-seguro
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  • TI Barra Velha do Monte Pascoal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.