Daer constrói 'indiovia' em Planalto

Correio do Povo-Curitiba-PR - 07/08/2004
Estrada paralela à RS 324 garantirá o deslocamento seguro de caingangues e guaranis da região

Caminho será utilizados por 320 alunos das aldeias

Com o objetivo dar segurança ao deslocamento de índios caingangues e guaranis das aldeias de Pinhalzinho e Bananeiras, no município de Planalto, o Daer está implantando uma estrada de cascalho marginal à RS 324. Chamada de 'indiovia', ela tem 15 quilômetros de extensão, 2 metros de largura e vai ligar a cidade a essas comunidades. Havia seis anos, as 3 mil pessoas que vivem nas aldeias, dentro da Reserva Indígena de Nonoai, vinham pressionando o governo do Estado para que fosse construída uma estrada alternativa a ser utilizada pelos moradores. As lideranças caingangues relatam que no ano passado morreram três índios atropelados na RS 324. Vários outros acidentes foram registrados nos últimos anos na via que corta a reserva, localizada entre os municípios de Planalto e Nonoai.

A previsão do órgão é que a 'indiovia' esteja concluída em um prazo de 4 meses. O custo da obra está estimado em R$ 250 mil. O cacique das aldeias de Pinhalzinho e Bananeiras, José Orestes do Nascimento, disse que 'a implantação da estrada traz mais segurança para a comunidade, pois vão diminuir os acidentes com feridos e até mortos'. José Orestes explicou que, a partir de agora, será realizada uma campanha de conscientização na comunidade, com o objetivo de levar os moradores a utilizarem a estrada paralela ao asfalto. 'Queremos que todos recorram à via no dia-a-dia e que evitem circular pelo asfalto da rodovia, reduzindo dessa forma qualquer incidente envolvendo veículos', ele observa.

O diretor das cinco escolas indígenas que funcionam nas aldeias de Pinhalzinho e Bananeiras, Vitalino da Silva, anunciou que a campanha pela utilização da 'indiovia' será realizada também na sala de aula, além das comunidades, envolvendo alunos e pais. 'Aqui existem três escolas caingangues e duas guaranís, somando 320 alunos que serão orientados em relação ao uso da estrada marginal à RS 324', destaca o diretor.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Nonoai Rio da Várzea
  • TI Nonoai
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.