Índios Karajá fazem reféns no Norte do Estado

24 Horas News-Cuiabá-MT - 09/08/2004
Os índios Karajá mantêm reféns na aldeia Kurehê, no município de Santa Fé do Araguaia, a 454 quilômetros de Palmas, no Norte do Estado, o chefe da Casa Civil, coronel Edson Nunes, o delegado regional de ensino de Araguaína, Manuel Macedo e o administrador regional da Funai em Araguaína, Marcos Vinícius Anievwiski. Os indígenas reivindicam a construção de três salas de aula para os 96 alunos do Ensino Médio das aldeias Kurehê, Xambioá e Wari-Lyty.

Nunes e Anievwiski chegaram à aldeia no meio da tarde de ontem, para tentar negociar a libertação de Macedo, que já era refém desde o último sábado, quando esteve na aldeia e se ofereceu para ficar no lugar de outros dois funcionários da Delegacia de Ensino, que estavam retidos no local desde o dia 5, quando foram fazer a entrega de material para merenda escolar.

Dois representantes da aldeia seguiram para Araguaína, ontem à noite, para comprar os materiais para a construção das salas de aula. Essa foi a condição imposta pelos indígenas, para a libertação dos reféns. A compra teria sido autorizada pelo chefe da Casa Civil. Somente após a chegada do material na aldeia é que os reféns serão liberados. Também ficaram na aldeia os motoristas da Delegacia de Ensino Orlando Gonçalves Mendes e Deusimar César Machado. Estava prevista para hoje de manhã, uma reunião entre as lideranças Karajá e os reféns, para tratar sobre a falta de transporte e de professores para as aldeias. Atualmente as três aldeias contam apenas com uma sala de aula.
Índios:Política Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xambioá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.