Cinco lideranças indígenas de MS embarcam hoje para reunião com ministro em Brasília

Midiamix - www.midiamax.com.br - 06/08/2013
Cinco lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul estão embarcando nesta terça-feira (6) rumo a Brasília para reunião com o Ministério da Justiça marcada para amanhã de manhã (7), em busca de uma solução para os conflitos pela terra.

A nova reunião com o ministro José Eduardo Cardozo será com dois líderes da etnia Terena, um da Kadiwéu e outros dois representando os Guarani. A informação é do líder Lindomar Terena, que confirmou também a participação de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).

"Eu embarco 14h de hoje. Espero que dessa vez a gente volte de Brasília com propostas concretas, para que possamos dar continuidade à retomada das terras indígenas", afirmou.

Segundo Lindomar, na volta a Mato Grosso do Sul, as lideranças pretendem se encontrar na próxima terça-feira, em Anastácio, para divulgar o que foi decidido em Brasília e decidir os próximos passos dos indígenas.

A reunião estava marcada para ontem (5) e foi adiada. Além disso, nenhum dos produtores rurais que tem fazenda envolvida em conflito afirma que foi avisado do adiamento e/ou convidados para a reunião na Capital federal.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) afirmou que seu presidente, Eduardo Ridel e o presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da Famasul e vice-presidente da Amansul, Cristhiano Bortolotto irão participar da reunião representando os proprietários rurais.

Na agenda pública do ministro José Eduardo Cardozo de ontem estava marcada uma reunião, às 18h, com o Secretário Geral da Presidência da República, Ministro Gilberto Carvalho e Ministro da Advocacia Geral da União, Luis Inácio Adams com a pauta "Questões indígenas".
Cleber Gellio/arquivo midiamax

O Midiamax entrou em contato com a assessoria do ministério, mas a agenda de amanhã ainda não foi liberada pela comunicação.



http://www.midiamax.com.br/noticias/864957
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Aldeinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.