Índios Kaibis de Juara querem Batelão e mais atenção à Saúde dos indígenas

Rádio Tucunaré -http://www.radiotucunare.com.br - 13/08/2013
A reunião na Aldeia Tatui dos índios Kaiabis com vários representantes do Governo Federal serviu para esclarecer intenções e discutir propostas dos indios Kaiabis quanto a homologação de demarcação de terras e problemas pontuais como a Saude indigena.

No dia 12, a Presidente da Funai Maria Augusta Assirati, Guilherme dos Santos representando o Ministério da Justiça, Jose Carlos Batista representando o MEC, Guilherme dos Santos representando o Ministério de Minas e Energia, Terezinha Magri representando o Ministério da Justiça para Assunto Indígenas vieram de Brasília-DF para uma reunião com lideranças indígenas da Etnia Kaiabi, o anfitrião Cacique da Aldeia Tatuí Matias Francisco Jurucatu, o Cacique da Aldeia Cururuzinho do Pará e Xingu Taravy Kaiabi e população indígena, além da presença do vereador João Pinto representando a Câmara de Vereadores e da Secretária do Meio Ambiente de Juara Cida Felix, representando o Poder Executivo de Juara.

O cacique da Aldeia Tatui Matias, informou a Rádio Tucunaré, que motivo do convite as autoridades para essa reunião se deve a suposta construção de uma usina no Salto Kaibi, mas essa possibilidade foi contestada pelos representantes do Governo Federal, que disseram desconhecer a existência desse projeto. Eles queixaram-se ainda, sobre a demora na homologação na demarcação de terras indígenas como o Batelão, por exemplo.
"acho que hoje nós estamos bem organizados. Hoje não briga mais em borduna e flecha, hoje nos briga no papel e na caneta. Tudo com documento"

O Indígena Murai Kaiabi, revelou que os Índios Kaibis querem a continuação da demarcação das terras do Batelão e que não querem prejudicar nenhum munícipio, mas querem o que é deles, ou seja, ao menos o "pedaço que está em processo de demarcação ficara bom para todos. Eles não pretendem desistir dessa para porque lá existem cemitério e sempre foi área indígena. "acho que hoje nós estamos bem organizados. Hoje não briga mais em borduna e flecha, hoje nos briga no papel e na caneta. Tudo com documento", disse.

Uma das queixas dos indígenas é quanto a Saúde, onde Murai explica, que depois que a Secretaria de Saúde Indígena passou ao comando do Município, ou seja para o SESAI, ficou mais difícil para trabalhar, porque faltam recursos, explicou.

A Presidente da Funai Maria Augusta, considera que essa região requer um trabalho grande de recuperação ambiental e de sustentabilidade. Ela considera que a presença da Funai precisa estar mais presente mas não tem estrutura para essa presença acontecer com mais frequência.

Assim que houver a demarcação das terras requeridas pelo Kaiabis, no caso a Aldeia Cururuzinho no Pará, a Funai deverá iniciar projetos de sustentabilidade , informou a Presidente da Funai.



http://www.radiotucunare.com.br/noticia/ndios-kaibis-de-juara-querem-batelao-e-mais-atencao-a-saude-dos-indigenas#.UgvLuG2RJaY
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kayabi
  • TI Batelão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.