Governador inaugura escola indígena na aldeia Arara

Diário da Amazônia - http://diariodaamazonia.com.br - 09/08/2013
Foi inaugurada na aldeia Arara pelo governador Confúcio Moura (PMDB), secretária de Estado da Educação (Seduc) Fátima Isabel, prefeito Jesualdo Pires (PSB), deputados e demais autoridades, a primeira das cinco escolas indígenas que serão entregues em Ji-Paraná. Os recursos são do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) e contrapartida do Governo de Rondônia. A previsão é que 20 unidades sejam construídas no Estado, em Ji-Paraná são 12 unidades.

A escola Pay Gap custou R$ 184,3 mil, em novembro as obras iniciaram, sendo concluídas em menos de 180 dias. O projeto vai atender 52 alunos do ensino fundamental. "Essa é uma das 20 escolas que estaremos entregando. Um momento muito importante em nosso governo a entrega dessa unidade na etnia dos Araras, motivo de festa para podermos melhorar a vida aqui nessa comunidade e o sistema de ensino", destacou Confúcio Moura.

As aulas que no passado eram ministradas a céu aberto, em 2012 foram transferidas para um barracão, dentro da própria aldeia. A estrutura não era das melhores, faltavam carteiras, profissionais e material didático, principalmente na língua materna. "Importante para Ji-Paraná que conta com três etnias, é claro que essas escolas vêm somar e muito com o processo educacional nessas aldeias e, acima de tudo, preservar a cultura nessas regiões", disse Jesualdo Pires.

"Estamos hoje aqui em um grande momento com a entrega desse projeto, sonhado há muito tempo nessa etnia. Uma escola moderna que vai garantir meios e ferramentas para uma educação de qualidade, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem. Lembrando que os profissionais serão todos indígenas atuando nesse projeto", declarou Fátima Isabel, secretária da Seduc.

A estrutura composta por duas salas, banheiros com acessibilidade adaptado para idosos e deficientes, cozinha e pátio coberto.



http://diariodaamazonia.com.br/governador-inaugura-escola-indigena-na-aldeia-arara/
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Igarapé Lourdes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.