Campo Grande News - http://www.campograndenews.com.br - 21/08/2013
Cerca de 120 indígenas de etnia Kadiwéu ocuparam a Fazenda Limoeiro, em Corumbá, na noite de ontem (20) e renderam quatro seguranças. De acordo com o advogado do dono da propriedade, Carlos Fernando de Souza, esta é a segunda vez em menos de dois anos que índios entram na propriedade.
Conforme o advogado, uma comunicação foi encaminhada ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo providências.
Carlos relata que os índios entraram na propriedade montados a cavalo, amarraram quatro seguranças e outros dois conseguiram fugir. Os profissionais que faziam a guarda da propriedade são contratados por uma empresa de Dourados.
Os seguranças faziam ronda na propriedade devido à invasão ocorrida em março de 2011, quando o advogado do produtor rural entrou com pedido de reintegração de posse na 2ª Vara Federal de Campo Grande e teve a solicitação atendida em outubro do ano passado.
Segundo o advogado, já comprovou na Justiça a legalidade da fazenda Limoeiro, propriedade da família Rovilson Alves Corrêa desde a década de 60. Um novo pedido de reintegração de posse era anexado ao processo.
De acordo com levantamento feito pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) no Estado já são 67 propriedades ocupadas por indígenas.
http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/cerca-de-120-indios-rendem-quatro-segurancas-e-ocupam-fazenda-em-corumba
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Kadiwéu
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.