Racismo Ambiental - ttp://racismoambiental.net.br - 01/09/2013
Neste domingo (01), cerca de 300 indígenas Xakriabá retomaram mais uma parte do seu território. A área retomada é ocupada pela Fazenda São Judas, composta por 6.000 (seis mil hectares), localizada na comunidade denominada Vargem Grande, região do Vale do Peruaçu no Município de Itacarambí.
A Fundação Nacional do Índio - FUNAI iniciou os estudos de identificação dessas áreas como parte integrante do Território Xakriabá no ano de 2007. Desde então, o acirramento dos conflitos vem aumentando constantemente na região. Fazendeiros têm feito constantes ameaças às lideranças indígenas.
O estudo antropológico de identificação realizado pelo órgão indigenista FUNAI, bem como o levantamento fundiário das áreas reivindicadas, já foram concluídos. Os índios reivindicam a publicação imediata do relatório fundiário no Diário Oficial da União.
O Povo Xakriabá teme que o conflito seja acirrado e pedem às autoridades competentes que garantam o direito deles ao território tradicional.
http://racismoambiental.net.br/2013/09/mg-povo-xakriaba-retoma-territorio-ocupado-por-fazenda-e-teme-conflito/
PIB:Leste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Xakriabá
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.