Madeira apreendida em operação do Ibama será doada a instituições

G1/MA - http://g1.globo.com - 28/08/2013
Operação foi realizada em área de reserva indígena no oeste do Estado.
Seis municípios serão beneficiados com doações.


Mais de 4.000 m³ de madeira apreendida na operação do Ibama em área de reserva indígena no oeste do Estado serão doados para instituições de seis municipios. Cinco são da região: Bom Jesus das Selvas, Araguanã, Governador Newton Belo, Bom Jardim e Santa Luzia do Paruá.

A quantidade de madeira apreendida na operação Hiléia Patria é o equivalente a 110 carretas lotadas, e poderá ser usada em projetos sociais, como construção de sede de associações e casas comunitárias.

O valor das multas aplicadas ultrapassa os R$ 2,3 milhões. Foram apreendidos ainda quatro tratores, armas de fogo, três caminhões e 16 serrarias foram desmontadas. A operação passou por vários municípios do entorno das Terras Indígenas Auto Turiaçu, Awá e Caru. Há um mês está com base em Buriticupu, onde funciona um importante pólo madeireiro.

Segundo o Núcleo de Inteligência do Ibama no Maranhão, o Estado é um dos maiores fornecedores de madeira beneficiada para o Nordeste brasileiro. Somente em Buriticupu, foram contabilizadas 95 serrarias registradas no Cadastro Técnico Federal - CTF, mas só existem, de fato, 25. Dessas, 22, estão com algum tipo de irregularidade, como ter em depósito madeira sem origem, falta de licenças válidas ou com licenças vencidas e descumprimento de embargo.



http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/08/madeira-apreendida-em-operacao-do-ibama-sera-doada-instituicoes.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Turiaçu
  • TI Araribóia
  • TI Awá
  • TI Caru
  • TI Rio Pindaré
  • TI Awá-Guajá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.