Indígenas aprendem a construir estufa ecológica

Agência UEL - http://www.uel.br - 06/09/2013
Indígenas da comunidade de Mococa, próxima à cidade de Ortigueira, participaram nesta sexta-feira (06/09), no Centro de Ciências Agrárias (CCA), do curso de Atualização em Bioconstrução Rural. O grupo recebeu treinamento para o manejo de bambu na construção de estufas agrícolas.

A iniciativa é do Grupo de Agroecologia de Londrina (GALO). Segundo o agrônomo e extensionista, Augusto Fonseca, o curso envolveu a limpeza do bambu, junção das peças e cobertura. "A técnica de produção da estufa será ensinada aos demais integrantes da comunidade indígena", explicou.

Os indígenas acompanharam a revitalização de uma estufa ecológica localizada no CCA, que foi construída há três anos. Para o indígena Jonas Rosa, líder na comunidade de Mococa, a parceira com a UEL é um incentivo importante. "Gostei da técnica e descobri outro jeito de fazer estufas. A estufa será usada como recurso no cultivo de hortas e viveiros", disse. Mococa é uma reserva indígena federal que conta com 47 famílias.

Também participaram da iniciativa os alunos André Luiz Miguel, Felipe Alvarez Spgnuolo, com apoio de servidores do CCA.



http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=17655
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tibagy/Mococa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.