Comunidade construí um Jôp em Bananeiras na Reserva Indígena do Guarita, em Redentora

Portela Online - http://www.portelaonline.com.br - 23/09/2013
A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena da aldeia Bananeiras, juntamente com a liderança e membros da comunidade, realizaram a construção de um "JÕP" que significa chapéu em Kaingang, em frente à unidade de saúde, a qual servirá de abrigo aos pacientes que aguardam atendimento, bem como outras atividades.

A ideia da construção surgiu em virtude de não ter um espaço maior para a realização de grupos e atividades em educação em saúde dentro da unidade.

A equipe de saúde contribuiu com a alimentação e ferramentas para os membros da comunidade que ajudaram na construção do "JÕP".

A liderança indígena e membros da comunidade contribuíram com as madeiras, capim (KAPÍ), e a construção do espaço. E foi através desta parceria entre SESAI, liderança e comunidade que foi construído o espaço para desenvolver as atividades. Participaram 13 pessoas no total entre equipe de saúde, liderança e membros da comunidade.

Esta foi uma iniciativa com a ajuda de todos, contribuindo para mostrar que a comunidade ainda cultiva a cultura da comunidade indígena.

A inauguração está prevista para o mês de outubro, com uma programação especial para as mulheres, por ser o mês da prevenção do câncer de mama.



http://www.portelaonline.com.br/site/noticia.php?id=18253
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.