Quando os índios deixaram de ser selvagens

Veja 45 anos, set. 2013, p. 188-193 - 25/09/2013
Quando os índios deixaram de ser selvagens
O fotógrafo Pedro Martinelli volta a Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso onde registrou, em 1973, o primeiro contato dos irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas com os índios panarás

Leonardo Coutinho
Pedro Martinelli (fotos)

Olhar do homem de sandálias de borracha, camiseta de algodão e agasalho Adidas que caminha sobre a serapilheira na foto ao lado não expressa a surpresa do homem nu, em meio à natureza intacta, com alargadores nas orelhas e arco e flechas na mão que aparece nas páginas anteriores. A expressão endurecida contrasta com o assombro de sua feição boquiaberta ao encarar diretamente o fotógrafo. São instantâneos de um extraordinário e irreversível fenômeno: a contaminação, maldita e bendita, do mundo primitivo pelo civilizado.
Quatro décadas separam as duas imagens de Sôkriti, o primeiro índio a se mostrar, em 1973, para os irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas, depois de cinco anos de expedição à procura dos lendários "índios- gigantes". Trinta metros separavam Sôkriti do fotógrafo Pedro Martinelli, porém quase cinco séculos distanciavam as culturas que ali se encaravam.

Íntegra da notícia em pdf.

Veja 45 anos, set. 2013, p. 188-193
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Panará
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.