Aldeia indígena de Parelheiros participa da Virada Esportiva 2013

Prefeitura de SP - http://www.prefeitura.sp.gov.br - 27/09/2013
Outros quatro pontos da região também sediaram atividades esportivas e recreativas nos dias 21 e 22 de setembro


A aldeia Tenondé-Porã, que vive na região de Parelheiros, extremo sul de São Paulo, participou da Virada Esportiva 2013. A programação incluiu futebol, pula corda e atividades lúdicas para as crianças. Mais de 200 pessoas participaram da "Virada na Aldeia" entre 21 e 22 de setembro.


No sábado, foram oferecidas atividades lúdicas e jogos de futebol feminino adulto. No domingo, quase 100 moradores da aldeia participaram de um campeonato de futebol, que contou com oito equipes.
Além do bairro da Barragem, local onde está instalada a Tenondé-Porã, outros pontos da subprefeitura também receberam atividades da Virada Esportiva 2013. Na Praça Central de Parelheiros, moradores puderam praticar supino, modalidade de levantamento de peso conhecida por trabalhar os músculos peitorais. No Jardim São Norberto e na Vila Marcelo, participantes da Virada jogaram society em campos de terra e de festivais para crianças. No CEU Parelheiros, o destaque foi o baile da Terceira Idade, que reuniu cerca de 150 pessoas das 19h às 23h.
Depois da Virada Esportiva, o próximo evento esportivo sediado em Parelheiros será o 1o Passeio Motociclístico do Extremo Sul de São Paulo, que acontece no dia 05 de outubro, a partir das 9h. O passeio é beneficente e cobra dois brinquedos novos como taxa de inscrição. O ponto de largada será a Rua Terezinha do Prado Oliveira, próxima ao CEU da região. Clique aqui para se inscrever.


Ares rurais na maior metrópole do país

A região de Parelheiros distingue-se de outros locais de São Paulo por ser semelhante a uma cidade interiorana. O local possui áreas de preservação ambiental, além de abrigar as aldeias guaranis Tenondé-Porã e Krukutu, pesqueiros, sítios e casarões históricos. Além destes pontos turísticos, Parelheiros conta ainda com a Cratera da Colônia, uma depressão geológica resultante da queda de um corpo celeste, e o Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar. O distrito de Marsilac, que fica dentro desta subprefeitura, faz divisa com o município de Itanhaém, litoral do Estado.

Krukutu, aldeia com cerca de 300 habitantes, ocupa uma área às margens da Represa Billings. Já a Tenondé-Porã é habitada por aproximadamente 850 índios e possui cerca de 26 hectares de área.



http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/parelheiros/noticias/?p=42226
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarani do Krukutu
  • TI Tenondé Porã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.