Polícia de Uruará prende acusado de ser o autor da morte de indígena

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br - 08/08/2013
A Polícia Civil cumpriu mandado judicial de prisão preventiva, quarta-feira (7), em Uruará, no sudoeste do Pará, contra Osvaldo de Abreu Gonçalves, 52 anos, o "Botelho", acusado de assassinar o índio Tembé Alberto Gusmão. O crime ocorreu em 2010, na Aldeia Merequita-Turé, localizada na zona rural do município de Tomé-Açu, nordeste do Estado. A ordem de prisão foi expedida pela juíza da Comarca de Tomé-Açu, Marinez Catarina Von-Lorhmann Cruz Arraes, em 5 de maio de 2012.

Osvaldo Gonçalves estava na zona rural de Uruará, a 75 quilômetros da sede do município. Para chegar ao local, os policiais tiveram de andar por três quilômetros a pé. Após ser preso, ele foi levado para a delegacia, onde, em depoimento ao delegado Godofredo Borges, admitiu ter matado o índio Tembé com uma facada. O acusado disse ainda que teria cometido o crime para se defender de uma suposta agressão.

Alberto Tembé, contou, não teria aceitado sua presença na aldeia indígena. Após cometer o crime, Osvaldo fugiu para Uruará, onde estava foragido desde a época. Godofredo Borges já comunicou a prisão do acusado à Comarca de Tomé-Açu. Osvaldo já está recolhido na carceragem da Delegacia de Uruará à disposição da justiça.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=132107
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Turé-Mariquita
  • TI Turé Mariquita II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.