Comunidade indígena Malacacheta realiza a oitava Festa da Damorida

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br - 07/11/2013
A comunidade indígena Malacacheta, região da Serra da Lua, realiza a partir de hoje, 7 e até o dia 9 de novembro, a oitava Festa da Damorida. A comunidade indígena está localizada no município de Canta, a 36 km de Boa Vista/RR.

O festejo tradicional que acontece há oito anos têm como símbolo a valorização da cultura indígena, através do prato típico, a Damorida. O prato que é feito a base de pimenta, peixe ou carne de caça moqueada, sendo degustada com beiju ou farinha, é uma das riquezas tradicionais dos povos indígenas.

Conforme a programação da Festa, no primeiro dia (7), a abertura está marcada para as 8h com a defumação do Maruai, apresentações de danças e cantos tradicionais pelos alunos das escolas indígenas da região, competições tradicionais de arco e flecha, tomar caxiri, trançar darruana, fiar algodão e outras competições tradicionais. A noite do primeiro dia vai encerrar com apresentações culturais, às 20h.

No segundo dia (8), a programação segue com os concursos da Índia e Índio da Damorida 2013, competição do cabelo mais longo, da melhor pintura corporal indígena, da vestimenta tradicional e o poema da damorida. O último dia (9) para encerrar o festejo terá a escolha da melhor Damorida, onde os participantes vão se preparar para exporem as damoridas diversas, que após a escolha será degustada por todos os participantes, em um almoço coletivo no maloção. Toda a noite terá apresentações culturais paralelas.

Durante os dias de festejo haverá venda de produtos agrícolas, artesanatos indígenas e variedade (comida/bebidas) nas barracas instaladas nas mediações do malocão no centro da comunidade indígena Malacacheta.

A comunidade indígena tem a expectativa de receber mais de mil participantes, entre lideranças de várias comunidades indígenas da região, jovens, crianças, mulheres indígenas e demais convidados. A festa é aberta aos visitantes.



http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=161034
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Malacacheta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.