FSP, Poder, p. A10 - 10/11/2013
Três índios são mortos em região de conflito na BA
Área é disputada por produtores rurais
DANIEL CARVALHO DO RECIFE
Três índios tupinambás foram mortos na noite de sexta-feira na região de Ilhéus (a 460 km de Salvador), sul da Bahia, área de disputa entre produtores rurais e indígenas.
A morte dos índios foi confirmada pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário), braço da Igreja Católica para a questão indígena.
Segundo a missionária Alda Maria de Oliveira, as famílias das vítimas disseram que os índios foram alvo de emboscada. Ela não soube informar os nomes das vítimas.
O clima no sul da Bahia é tenso. Indígenas e produtores rurais disputam uma área de 47.376 hectares (cada hectare equivale a um campo de futebol), delimitada pela Funai em 2009.
Desde a delimitação, os tupinambás cobram da Justiça o reconhecimento de que a área é território tradicional indígena. Enquanto isso, produtores rurais afirmam que são donos legítimos do local.
Em agosto, o governo enviou tropas da Força Nacional de Segurança, o que não impediu novos confrontos.
Duas semanas após a chegada das tropas, um trabalhador rural foi baleado e um índio morreu atingido por tiros.
Recentemente, o governo federal e o da Bahia afirmaram que iriam elaborar um plano de segurança para a região, mas nada foi divulgado ainda.
FSP, 10/11/2013, Poder, p. A10
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/138271-tres-indios-sao-mortos-em-regiao-de-conflito-na-ba.shtml
PIB:Leste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Tupinambá de Olivença
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.