Prisão de índio motiva tribo a bloquear BR 101; Ele é liberado após protesto

Alagoas 24 Horas - http://www.alagoas24horas.com.br - 09/11/2013
Ele foi preso com uma espingarda de fabricação caseira.


A prisão de um índio da Tribo Wassu Cocal foi o motivo para o bloqueio, por mais de oito horas, da BR 101 Norte, no município de Joaquim Gomes, a 70 km de Maceió. Ela só foi liberada após a liberação do indígena - que terá a sua identidade preservada - já na madrugada deste sábado, 9.

Segundo um agente de Polícia Civil da Delegacia de Novo Lino, o índio foi detido com uma espingarda caseira (conhecida como 'soca tempero') e que uma guarnição do Pelotão de Policiamento Especiais da Polícia Militar (Pelopes) foi acionada pela comunidade. O acusado alegou - em depoimento - que estava retornando de uma caçada na mata.

Após a prisão, o índio foi conduzido para a cidade de Joaquim Gomes e logo após reconduzido para a Distrital de Novo Lino.

Mas, revoltados com a situação, cerca de 300 índios da tribo Wassu Cocal bloquearam a rodovia, no início da noite desta sexta e a liberou as 2h da madrugada deste sábado. Para o bloqueio, eles utilizaram galhos de árvores e galhos de árvores, bloqueando os dois sentidos da rodovia.

Familiares do indígena preso alega que a polícia manteve o acusado na viatura durante horas, além de gastar "todo o combustível da motocicleta", assim declarou ao Alagoas24horas uma sobrinha do índio que não quis se identificar.



http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=162899
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Wassu-Cocal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.