Após negociações, índios liberam trecho de linha férrea em Ortigueira

O Diário.com - http://maringa.odiario.com - 11/11/2013
O trecho da via férrea que foi obstruído na madrugada de sexta-fiera (8) por uma tribo indígena foi liberado na tarde do último sábado (9), em Ortigueira (a 172 quilômetros de Maringá). A informação foi confirmada pela assessoria da América Latina Logística (ALL) no final da manhã desta segunda-feira (11).


A assessoria divulgou a seguinte nota:

"A ALL, América Latina Logística, informa que a via férrea que cruza o Município de Ortigueira/PR, obstruída na madrugada da sexta-feira (08/11) pela comunidade indígena Kaiagang, foi liberada às 17h do sábado (09/11). As operações funcionam normalmente e os volumes referentes ao período de paralisação foram remanejados, para atender da melhor forma as necessidades e programações dos clientes.

A companhia ressalta que a responsabilidade por eventual indenização à comunidade indígena ou alteração no traçado da linha férrea que cruza o município de Ortigueira/PR é da União, enquanto proprietária do bem. Em 1986, por meio da RFFSA, a União já indenizou esta comunidade indígena pela utilização da terra.

A empresa esclarece ainda que recorreu da decisão proferida na Ação Civil Pública, pois a construção da ferrovia de propriedade da União Federal, antecede o início do contrato de Concessão, no qual a ALL é mera arrendatária do bem, efetuando pagamentos trimestrais por este arrendamento."

A Funai foi procurada, mas o coordenador não foi encontrado.


Relembre o caso

Mais de 300 índios interditaram um trecho da linha férrea e impediram um trem, com cerca de 130 vagões, de seguir viagem na manhã da última sexta-feira (8), em Ortigueira. A Polícia Militar (PM) informou que a linha férrea passaria por terras que pertencem aos índios e eles teriam impedido o trem de seguir viagem. Ainda segundo a PM, a empresa América Latina Logística (ALL) teria sido condenada a pagar uma indenização de R$ 11 milhões ao povo indígena que vive naquela região.



http://maringa.odiario.com/parana/noticia/784428/apos-negociacoes-indios-liberam-trecho-de-linha-ferrea/
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Queimadas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.