MPF inicia ciclo de visitas em terras indígenas (Chapecó)

MPF/SC - http://www2.prsc.mpf.mp.br - 22/11/2013
Ação identificou irregularidades e providências já estão sendo adotadas


A Procuradoria da República em Chapecó iniciou um ciclo de visitas às cinco comunidades indígenas atendidas pela unidade. O objetivo é identificar demandas e verificar as condições de serviços públicos prestados aos indígenas, especialmente de saúde e educação. Duas terras indígenas (TIs) da etnia Kaingang já foram visitadas: a Toldo Chimbangue (onde também residem, em caráter provisório, indígenas Guarani) e a Xapecó.

Visita à TI Toldo Chimbangue (Chapecó) - Entre as irregularidades observadas, destacam-se a insuficiência e o baixo valor nutricional da merenda na Escola de Ensino Fundamental Fen'Nó. No dia da visita, 11 de novembro, foi servido carreteiro, preparado praticamente apenas com arroz e muito pouca carne moída. Frutas, legumes e verduras não faziam parte da refeição. A escola recebe 30 litros de leite por quinzena para 110 alunos (uma média diária de escassos 27 ml de leite por criança, que, segundo informação da cozinheira, é misturado a água para render). Para apurar o caso, foi instaurado inquérito civil e oficiados a Gerência Regional de Educação, o Conselho Estadual de Alimentação Escolar e o Conselho Regional de Nutricionistas, solicitando esclarecimentos.

Na unidade de saúde da aldeia, o atendimento é realizado por uma auxiliar de enfermagem e não há previsão de contratação de médico. Constatou-se, ainda, carência de diversos medicamentos e de materiais para curativos, e condições precárias no consultório odontológico, onde um aparelho de Raio-X novo não pode ser utilizado, por falta de adaptações na construção (inexistência de parede de chumbo, entre outros).

Quanto à comunidade Guarani do Araça'í, a prioridade relatada é o início das medições da área demarcada e maior celeridade da ação judicial relativa à questão, favorável aos indígenas em primeira instância.

Visita à TI Xapecó (Ipuaçu) - Realizada no dia 18 de novembro, a vistoria encontrou alguns problemas similares aos da primeira TI visitada. Na Escola Cacique Vannkre, também de ensino fundamental, observaram-se as péssimas condições de conservação, higiene e limpeza das instalações. Constatou-se, ainda, que a sala de informática está fechada, pois desde o início do ano a escola não dispõe de acesso à internet.

A alimentação servida aos alunos também é deficiente: a merenda do dia consistia em apenas cinco biscoitos do tipo maisena para cada aluno, não tendo sido fornecido suco ou leite para as crianças, sob a alegação de falta de copos descartáveis. Vários gêneros alimentícios com prazos de validade vencidos também foram encontrados. As condições de armazenamento e preparo dos gêneros alimentícios, em princípio, também não se mostravam adequadas.

Com relação à unidade de saúde, além do precário estado de conservação do prédio, foi informado que há irregularidade na disponibilização de medicamentos e no cumprimento das jornadas de trabalho dos médicos. Verificaram-se, ainda, as péssimas condições dos ônibus do transporte escolar (veículos velhos, com lanternas quebradas e pneus carecas/recapeados). Além disso, adolescentes foram flagrados, conduzindo motocicletas, algumas inclusive sem placas.

Algumas das irregularidades identificadas nas visitas já são objeto de atuação do MPF em autos administrativos e/ou judiciais. Para as novas demandas, estão sendo adotadas as providências cabíveis, a fim de garantir a efetivação dos direitos indígenas nessas comunidades.




http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/mpf-inicia-ciclo-de-visitas-em-terras-indigenas-chapeco
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Toldo Chimbangue
  • TI Xapecó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.