Caingangues liberam a RST 487

Correio do Povo-Porto Alegre-RS - 21/10/2004
Os caingangues da reserva de Benjamin Constant do Sul decidiram ontem liberar o tráfego de veículos na RST 487. A desobstrução da via ocorreu às 17h30min. A decisão foi tomada após uma reunião entre representantes dos indígenas, da Funai e do Ministério Público Federal (MPF) de Passo Fundo. Os caingangues querem que o MPF abra um inquérito para apurar se houve excesso na execução de ordem judicial pela Polícia Civil, que buscava armas na reserva, cumprida na manhã da última terça-feira por 27 agentes. Na ocasião, foram apreendidos um revólver, uma espingarda e também munição.
Os indígenas se queixam de exageros por parte dos agentes, que teriam revirado o interior de algumas residências. O delegado regional de Polícia, Olinto Gimenes, disse que a operação ocorreu normalmente e que a decisão dos caingangues de fechar a estrada ocorreu depois que os policiais civis saíram da reserva. Cerca de mil índios interromperam o trânsito na RST 487 a partir das 8h da última terça-feira até ontem, entre os municípios de Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Votouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.