Na manhã desta terça-feira (10), um grupo de índios da etnia Arara bloqueou a ponte sobre o Rio Branco na MT 208, impedindo o acesso à localidade de Conselvan, distante cerca de 80 quilômetros da sede do Município de Aripuanã.
A população indígena "Arara" reclama que não foi contemplada com ações do PPA (Plano Plurianual), para os próximos 04 anos. Eles ainda cobram da Prefeitura Municipal, a participação nos Royalties da UHE Dardanellos, investimento do ICMS ecológico nas áreas indígenas e melhorias nas estradas.
Na sexta-feira passada, representantes dos Araras já haviam ameaçado trancar a ponte que fica dentro da área indígena, caso as reivindicações não fossem atendidas.
Também na sexta-feira passada, o prefeito Ednilson Faitta, convocou coletiva de imprensa para explicar que a Prefeitura de Aripuanã está fazendo as melhorias nas estradas da área indígena, conforme ficou acordado em reunião sobre o PPA realizada com os índios.
Na ocasião, Ednilson disse ainda que se os indígenas realmente trancassem a ponte, iria solicitar ajuda ao Estado, por se tratar de Rodovia Estadual e segundo ele, não se pode tirar o direito de ir e vir das pessoas.
Durante esta semana o prefeito de Aripuanã encontra-se em Brasília, onde participa da Marcha dos Prefeitos. O encontro tem por objetivo discutir junto ao governo federal, questões que influenciam o dia-a-dia dos municípios brasileiros e, além disso, apresentar as reivindicações do movimento municipalista.
http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=26132
PIB:Acre
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Arara do Rio Branco
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.