Fim de concessão elimina extração ilegal de madeira

A Tribuna-Rio Branco-AC - 27/10/2004
Acompanhado de dois representantes dos indíos axanincas, o Secretário Extraordinário dos Povos Indígenas, Francisco Pinhanta, fez uma visita ao governador Jorge Viana.

O encontro aconteceu ontem na Casa Rosada e serviu para discutir a nova relação entre os governo acreano, peruano e brasileiro e os povos tradicionais da região.

O governador do Estado do Acre, Jorge Viana, afirmou que uma das medidas do governo peruano que poderia eliminar e extração ilegal de madeira seria pôr fim às concessões para extração do produto.

De acordo com Pinhanta, as novas relações institucionais entre Brasil e Peru e a vontade política de solucionar o problema da extração ilegal de madeira na Amazônia peruana são fatores que podem "dar mais tranqüilidade aos povos da região".

Viana foi enfático ao afirmar que "o que cabia ao governo brasileiro fazer foi feito". O governador mantém encontros com diplomatas brasileiros no Peru. Viana também acredita que a integração, "que já é uma realidade" entre Acre e Peru na região mais oriental do Estado, é um fator que credencia o governo brasileiro a consolidar uma posição mais firme do governo peruano no combate à extração ilegal de madeira na região do Vale do Juruá, no lado andino.
PIB:Acre

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kampa do Rio Amônea
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.