Tenente Portela - Agroecologia e rede solidária geram renda para a comunidade indígena do Guarita

Folha Popular - http://www.fpop.com.br - 10/01/2014
O cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade (Lima, 2008)".

A Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Tenente Portela (Cooperfamiliar), é uma cooperativa de produção que reúne em torno de 600 pequenos agricultores familiares e indígenas de Tenente Portela e Microrregião. Surgiu para atender a necessidade de uma organização que os representasse e atendesse de forma concreta e eficaz, já que o sistema tradicional de cooperativas da região não correspondia mais com os princípios da cooperação e os anseios dos agricultores.

A Cooperfamiliar, constituída em 30 de maio de 2001, é fruto da organização dos agricultores e da mobilização dos movimentos sociais locais. A partir das várias discussões promovidas pelas organizações sindicais, mais precisamente pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), a cooperativa foi formada com a finalidade de atender três propósitos: construir um novo modelo de gestão participativa, contribuir na organização e fortalecimento da produção agroecológica e na segurança alimentar e construir canais de comercialização para os produtos dos pequenos agricultores familiares e indígenas.

A cooperativa já atua há 12 anos na região buscando desenvolver diversas ações voltadas ao desenvolvimento local e regional, focando sua ação na questão social e de geração de renda, voltada principalmente para a produção de alimentos, priorizando a questão de gênero e juventude e proporcionando ao agricultor familiar uma melhor qualidade de vida.

No ano de 2013 a cooperativa desenvolveu diversos trabalhos voltados a proporcionar ações regionais que possibilitaram grandes avanços, sendo uma das conquistas de maior destaque a aprovação junto à Petrobrás do projeto "Agroecologia e Rede Solidária de Comercialização: gerando renda para a Comunidade Indígena do Guarita".

É a segunda edição do projeto que visa dar continuidade aos trabalhos de resgate social dentro da comunidade indígena do Guarita e entorno.

O projeto atuará na Terra Indígena do Guarita atendendo 200 famílias de indígenas e 50 famílias de agricultores familiares do entorno, totalizando aproximadamente 750 pessoas atendidas.

O projeto terá duração de dois anos e conta com o patrocínio da Petrobrás, por intermédio do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania.



http://www.fpop.com.br/noticias/index.php/noticias/geral/item/4468-tenente-portela-agroecologia-e-rede-solid%C3%A1ria-geram-renda-para-a-comunidade-ind%C3%ADgena-do-guarita
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.