MPF expede recomendação para sanar irregularidades em escola indígena

MPF/SC - http://www2.prsc.mpf.mp.br - 14/02/2014
Instituição está interditada pela Vigilância Sanitária


MPF expede recomendação para sanar irregularidades em escola indígena

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Chapecó, expediu ontem (13/02) recomendação à Secretaria de Estado da Educação e à Gerência de Saúde (órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional) para que adotem as medidas necessárias a fim de sanar as irregularidades na escola indígena Cacique Vanhkre, interditada pela Vigilância Sanitária.

O início das aulas, programado para o dia 13 de fevereiro, já foi adiado por uma semana, prejudicando cerca de 900 alunos indígenas que frequentam a instituição de Ensino Fundamental, localizada na Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu/SC.

Em novembro de 2013, o MPF realizou inspeção na escola, que apresenta o pior IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - do estado de Santa Catarina, e encontrou as instalações em péssimo estado de conservação, com vidros quebrados, banheiros depredados, problemas nas instalações elétricas e insalubridade nos locais de armazenamento da merenda escolar.

O MPF oficiou à Gerência Regional de Educação, à Vigilância Sanitária e ao Conselho Regional de Nutricionistas. Em dezembro, após inspeção sanitária, a escola foi interditada, até que as irregularidades sejam sanadas.

Contudo, até o momento, não há solução definitiva para a situação. As obras emergenciais que estão sendo realizadas são paliativas e os alunos correm o risco de, no próximo dia 20, voltarem às aulas ainda em condições inadequadas.

A Secretaria de Estado da Educação e a Gerência de Saúde têm 48 horas para se manifestarem acerca da recomendação do MPF. O caso está sendo tratado por meio do inquérito civil no 1.33.002.000337/2013-23.



http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/mpf-expede-recomendacao-para-sanar-irregularidades-em-escola-indigena
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xapecó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.