Após a ocupação de integrantes da tribo "Xucuru-Kariri", na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEE), uma reunião foi marcada para esta quarta-feira (5), às 10h, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). A reunião tem como objetivo discutir as demandas da comunidade.
Participam da reunião integrantes da SEE, Ministério Público Federal, lideranças indígenas, representantes do Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Geral do Estado (PGE), comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Alagoas, Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Fundação Nacional do Índio (Funai).
Por meio de sua assessoria, a secretária Josicleide Moura reiterou o compromisso da SEE com a educação dos povos indígenas de Alagoas e que a pasta já vinha buscando alternativas para avançar no atendimento das demandas da tribo.
O protesto
Índios da tribo "Xucuru-Kariri" realizaram um protesto na última segunda-feira na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEE) para reivindicar a abertura de uma escola da comunidade indígena, localizada em Palmeira dos índios e que está fechada desde abril de 2013 e a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2005 no MP, para construção e manutenção de escolas na comunidade Fazenda do Canto que, segundo ele, não foi cumprido.
Segundo o pajé Celso Celestino, a escola foi fechada em abril de 2013 para que fossem realizadas obras de reforma e ampliação. "Infelizmente fomos informados que foram identificadas irregularidades no contrato da empresa responsável pelas obras o que fez com que fossem paralisadas", destacou.
O representante da comunidade indígena destacou ainda que as atividades do ano letivo de 2014 começaram nesta segunda-feira e nenhuma resposta sobre a conclusão das obras foi dada. "Na comunidade existem 160 alunos com idade para cursar do pré ao
http://cadaminuto.com.br/noticia/239083/2014/02/05/apos-protesto-secretaria-de-educacao-se-reune-com-comunidade-indigena-nesta-quarta-feira
PIB:Nordeste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Xukuru-Kariri
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.