Projeto da UFT leva oficina de alimentação saudável a crianças indígenas

UFT - https://ww1.uft.edu.br - 17/02/2014
Crianças da aldeia Salto do Povo Xerente, em Tocantínia/TO, participaram no sábado (15) de uma oficina de alimentação saudável realizada por alunos e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A atividade faz parte do projeto PET Saúde Indígena Akwen-Xerente, selecionado pelo edital do Ministério da Saúde PET Redes 2013. Coordenado pela professora da UFT e antropóloga Reijane Pinheiro da Silva, do Curso de Nutrição, o projeto envolve alunos bolsitas de todos os cursos da área da saúde da UFT, incluindo o Curso de Serviço Social do Câmpus de Miracema. Veja mais fotos em galeria no Facebook @UFToficial.

"Através da articulação ensino serviço o projeto propõe atividades conjuntas de valorização dos saberes tradicionais indígenas a fim de que se estabeleça diálogos entre os conceitos e percepções de saúde produzidos na universidade e entre os saberes que caracterizam a cosmologia Akwen-Xerente", explica a professora.

As atividades desenvolvidas pelos alunos são supervisionadas por preceptores da Saúde Indígena, profissionais que atuam na área e professores voluntários. Os temas das atividades dialógicas têm como foco a promoção da saúde e a prevenção a doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, além da discussão sobre o uso de substâncias psicoativas como o álcool. Para as crianças, as atividades priorizam a alimentação e a saúde bucal.

O projeto tem duração de dois anos e começou a ser executado em setembro de 2013.



https://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/12475-projeto-da-uft-leva-oficina-de-alimentacao-saudavel-a-criancas-indigenas
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xerente
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.