Garoto de 12 anos é destaque em seletiva de arquearia indígena realizada com apoio da Seind

Seind - http://portaldaseind.blogspot.com.br - 13/03/2014
O estudante Letanfran Miguel Alexandre, 12, do povo Tikuna, foi o principal destaque da seletiva do projeto "Arquearia Indígena do Amazonas para a Rio 2016", realizada entre os dias 4 e 10 de março, no alto rio Solimões, com apoio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). Conhecido como Utchiquecu (que significa clã de saúva), o menino foi o único que conseguiu acertar o alvo, numa atividade que reuniu aproximadamente 30 jovens indígenas, na aldeia Umariaçu 2, localizada no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus).

Apesar do feito, Letranfan não foi selecionado para o projeto, por estar fora da faixa etária exigida, que é de 14 a 19 anos. Mesmo assim, o indígena deverá ser relacionado para a disputa Campeonato Brasileiro Escolar deste ano.

A falta de prática na utilização do arco com flecha, no dia a dia da maioria dos jovens de Umariaçu 1 e 2 e de Porto Cordeirinho (Benjamin Constant), foi um dos motivos encontrados para o fraco desempenho dos participantes. "Cada arqueiro teve direito a três tentativas, mas tiveram dificuldades por não praticarem, o que influenciou nos resultados", informou o assessor da Seind, que acompanhou a seletiva em Tabatinga, Deniziu Peres Tikuna.

Além do alto Solimões, também foram realizadas seletivas em comunidades indígenas de Atalaia do Norte e São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus).

"Em São Gabriel selecionamos uma menina de quinze anos, do povo Baniwa, e em Atalaia foi um menino de 16 anos, do povo Mayoruna. Ambos ainda dependem de conversa com as próprias lideranças para vir treinar em Manaus", informou a coordenadora das seletivas, Márcia Lot.

A Seind apoiou a ação por meio da câmara técnica "Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas", do Comitê Gestor entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).


Novos talentos

Executado em parceria também a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fetarco) e a Secretaria de Estado do Desporto, Juventude e Lazer (Sejel), o projeto da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) tem o objetivo de descobrir novos talentos da arquearia, entre estudantes indígenas regularmente matriculados na rede de ensino de todo o Estado. A proposta é contribuir para a formação de atletas de alto nível na modalidade tiro com arco, com vistas a uma possível participação desses jovens nos próximos Jogos Olímpicos, que estão programados para 2016, no Rio de Janeiro.

"No âmbito geral, as atividades foram ótimas, pela boa participação dos indígenas", destacou Márcia Lot. "Um exemplo disso foi uma equipe grande de meninas, que se deslocaram de barco de Benjamin Constant para participar", disse a professora de educação física.


Ação continua

Todos os resultados da viagem às três regiões do Estado e as novas perspectivas do projeto serão socializados por Márcia Lot, na próxima segunda-feira (17) à tarde, na Seind. A secretaria chegou a elaborar uma agenda de visita às comunidades, com o objetivo de identificar as áreas que receberiam as seletivas.

Atualmente, oito atletas indígenas treinam na Vila Olímpica de Manaus, entre os quais uma menina. Todos foram avaliados em nível de postura, coordenação, força, alinhamento e ancoragem. Aqueles que se destacarem seguirão para São Paulo e, consequentemente, para o Rio de Janeiro, onde deverão fazer parte da seleção brasileira nos próximos Jogos Olímpicos.



http://portaldaseind.blogspot.com.br/2014/03/garoto-de-12-anos-e-destaque-em.html
PIB:Solimões

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tukuna Umariaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.