A Bola: Cabeçabol, esporte dos índios brasileiros jogado só com a cabeça

Globo Esporte - http://globoesporte.globo.com - 09/03/2014
Terceiro episódio da série documental 'A Bola' apresenta o Cabeçabol, ou Jikunahaty, esporte criado pelos índios brasileiros em que só vale tocar a bola com a cabeça


O Esporte Espetacular exibiu neste domingo o terceiro episódio da série documental 'A Bola'. Neste capítulo o tema é o Cabeçabol, ou Jikunahaty, esporte em que os jogadores usam unicamente a cabeça para impulsionar a bola feita de látex. Este esporte diferente nasceu há muito tempo atrás nas aldeias da etnia indígena Pareci, localizadas na região noroeste do Mato Grosso, e é disputado até hoje pelos povos locais sendo um traço representativo da cultura indígena local.

Com aproximadamente 30 cm de diâmetro, a bola é feita pelos índios a partir de um tipo de látex obtido da seiva da mangabeira, árvore típica do cerrado brasileiro. Segundo as tradições indígenas, crianças e mulheres ficam de fora e o jogo é disputado em ocasiões especiais apenas pelos homens.

Para que a bola ganhe impulso, o campo de jogo é de terra batida ou areia, e tem tamanho semelhante ao futebol. No centro do campo uma linha divisória separa os dois times que não tem número certo de atletas, podem ser oito, dez ou mais.

Diferente do futebol, no Cabeçabol não existe gol. As equipes pontuam quando os adversários não conseguem devolver a bola para o campo do adversário. A bola não pode ser tocada com as mãos, pés ou outra parte do corpo, mas pode tocar o chão, antes de ser rebatida com a cabeça pela outra equipe. Muitas vezes a bola para no chão de terra e os atletas demonstram toda sua habilidade fazendo perigosas manobras mergulhando com o rosto rente ao chão e golpeando violentamente a pelota para que ela volte ao campo adversário.


A Série

Dividida em cinco episódios, a série mostra o fascínio universal pela redonda. Passando por Mianmar, Tailândia, Alemanha, Irlanda e Brasil, a série busca a origem da bola para mostrar a tradição de um país ao redor do jogo.

* Matéria (vídeo) disponível no link abaixo:



http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2014/03/bola-cabecabol-esporte-dos-indios-brasileiros-jogado-so-com-cabeca.html
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Formoso
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.