Índios pretendem destituir a direção da Funai

JC Net - http://www.jcnet.com.br - 18/03/2014
Indígenas acusam a Coordenadoria Técnica Local de negligência junto às aldeias


Lideranças indígenas estão descontentes com a atuação da Coordenadoria Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Bauru. O órgão estaria tomando decisões importantes sem sequer ouvir as comunidades. É o que denuncia o presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (Cepisp), Marcilio Marcolino.

Para Marcolino, a atual coordenadora do órgão, Mauria Pereira de Miranda, foi indicada pelo antigo chefe, Amaury Vieira, sem o consenso dos caciques.

"Fica uma situação muito chata para nós, porque queremos organização. Os caciques ficaram nervosos com isso e entraram em contato com o Cepisp para resolver a situação", explica.

O líder do Cepisp acrescenta que a direção da CTL em Bauru é negligente junto às aldeias. Exemplo disso é o abandono do órgão em relação à Terra Indígena Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru). Marcolino conta que os 600 índios de lá não recebem subsídios do governo federal para a agricultura, principal meio de subsistência da comunidade.

"Primeiro, eu fui chamado por conta da troca da coordenação da CTL sem o consenso dos líderes das aldeias da região. Depois, os caciques entraram em contato comigo novamente, porque a comunidade da Terra Indígena Araribá, em Avaí, não tem o apoio da Funai para a manutenção das máquinas utilizadas no plantio", frisa.

Paulo Roberto Sebastião, que é da Terra Indígena Araribá e também vereador de Avaí, diz que a comunidade só não está completamente abandonada porque recebe auxílio da prefeitura, responsável pela manutenção das máquinas utilizadas na agricultura. "Se não fosse a prefeitura, estaríamos perdidos, porque a Funai sequer vai até lá", desabafa.


Perda de autonomia

Em março de 2012, a Administração Executiva Regional (AER) da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Bauru, foi transferida para a cidade de Itanhaém, no litoral paulista. Com isso, houve diminuição do efetivo e perda de autonomia administrativa, o que transformou o órgão em Coordenadoria Técnica Local (CTL).

Com a modificação, o administrador da AER, Amaury Vieira, assim como metade da equipe do órgão em Bauru - que antes era formada por 22 funcionários - foi para o litoral paulista. Quando saiu do cargo em Bauru, Vieira indicou a então coordenadora Mauria Miranda para substituí-lo.


Fundação tomou conhecimento

De acordo com a assessoria de imprensa da Funai, em Brasília, o órgão já tomou conhecimento da reivindicação das lideranças indígenas da região de Bauru. O presidente do Cepisp, Marcilio Marcolino, enviou um pedido que chegou na última sexta-feira na sede do órgão.

Porém, a assessoria acrescenta que os membros da instituição participam de uma reunião de planejamento nesta semana, fato que atrasará um pouco a análise do pedido de Marcolino. Por outro lado, a assessoria garantiu que o caso será analisado o mais breve possível.



http://www.jcnet.com.br/Geral/2014/03/ndios-pretendem-destituir-a-direcao-da-funai.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araribá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.