Comitiva de lideranças indígenas do Projeto Cruviana viaja ao Mato Grosso para visitar mini hidrelétricas

CIR - http://www.cir.org.br - 19/03/2014
Uma comitiva de oito lideranças do Projeto Cruviana, pertencentes às comunidades indígenas Maturuca, Willimon, Morro, Pedra Preta, Tamanduá, Serra do Sol, Urinduke, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e comunidade Canauanin, Terra Indígena Canauanin, das organizações indígenas Conselho Indígena de Roraima (CIR) e Conselho do Povo Indígena Ingaricó (COPING), juntamente com a equipe técnica do Instituto Socioambiental e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) viajou na madrugada desta quarta-feira, 19, ao estado de Mato Grosso para conhecer impactos de mini hidrelétricas existente naquele Estado.

A visita faz parte do calendário trimestral de 2014 do Projeto Cruviana, onde vai possibilitar as lideranças indígenas de conhecer os impactos de usinas com potência entre 100 e 1.000 KW, existentes em quatro municípios do estado de Mato Grosso. A visita servirá também para ampliar o debate sobre as diversas fontes de geração de energia elétrica da região mato-grossense.

O Projeto Cruviana é uma parceria do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Instituto Socioambiental (ISA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que desde 2010 vem passando por um processo de consulta, articulação e deliberações junto aos povos indígenas da Raposa Serra do Sol, para os estudos do potencial de geração de energia eólica, através da captação dos ventos.

A comitiva durante cinco dias vai conhecer as mini hidrelétricas, além de fazer um intercâmbio na Terra Indígena Manoki, previsto para ocorrer no dia 22/03. O retorno à Boa Vista será no dia 26 de março.


Comitiva:

Martinho de Souza - comunidade Maturuca

Amarildo da Silva Mota - comunidade Willimon

Eugenio Gabriel - comunidade Morro

Maradona Teixeira da Silva - comunidade Pedra Preta

Luzimildo Padrinho- comunidade Tamanduá

Adailton Barbosa Semeão - comunidade Serra do Sol

Percides Anastácio Santos - comunidade Urinduke

Aldenir Cadete de Lima - ISA/CIR, comunidade Canauanim

Ciro Campos de Souza - ISA, Boa Vista.

José Gomes - UFMA, São Luís/MA



http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/315-comitiva-de-lideran%C3%A7as-ind%C3%ADgenas-do-projeto-cruviana-viaja-ao-mato-grosso-para-visitar-mini-hidrel%C3%A9tricas
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Canauanim
  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI Manoki
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.