Comunidades indígenas Yawanawá recebem capacitação

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br - 19/03/2014
Técnicos do escritório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) do município de Tarauacá foram responsáveis pelo treinamento em piscicultura e avicultura de agentes agroflorestais e comunidade indígena das aldeias Nova Esperança, Mutum, Escondido, Tiburço, Sete Estrelas e Timbaúba na Terra Indígena Yawanawá do Rio Gregório.

Com o treinamento foram distribuídos 45 mil alevinos de acordo com a capacidade dos tanques para engorda de peixes existentes nas aldeias indígenas. As comunidades estão implantando o Programa de Gestão das Terras Indígenas (PGTI). Além da participação e do incentivo ao protagonismo da população, busca-se levar em consideração as especificidades socioculturais e ambientais locais.

As ações de assistência técnica e extensão rural consideram a necessidade de respeitar a diversidade sociocultural dos povos indígenas e as aptidões produtivas próprias a cada terra. Como, por exemplo, implantação e diversificação de roçados, quintais e sistemas agroflorestais; incentivo à criação de pequenos animais, tanto no manejo de lagos como em criatórios e na avicultura; além de manejo de fauna silvestre e recursos florestais não madeireiros.


Agentes Agroflorestais Indígenas

Aos AAFIs é atribuído o papel de assistir tecnicamente às comunidades nas diferentes formas de manejo da fauna e flora locais e na implantação e cuidado dos sistemas agroflorestais e nas atividades de produção de alimentos.


Tarauacá

Tarauacá é um município que fica localizado no noroeste do estado do Acre, no Brasil. Está distante 400 km da capital do estado, Rio Branco, e possui a quarta maior população do estado (35 526 habitantes), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010).



http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/comunidades-indigenas-yawanawa-recebem-capacitacao
PIB:Acre

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Gregório
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.