Passeio pela história indígena do Brasil

Portal Brasil - http://www.brasil.gov.br - 21/03/2014
Turista tem possibilidade de visitar aldeias espalhadas pelo País e viver um pouco da cultura indígena bem de perto


O Brasil é um País repleto de belezas únicas. O Destino Brasil, blog do Ministério do Turismo, fez um passeio para conhecer mais de perto os povos que fazem parte da herança histórica brasileira e preparou sugestões de passeios em aldeias indígenas espalhadas pelo País.

Foram pesquisadas etnias em várias regiões do Brasil. Muitas delas ficam abertas à visita em tempo integral, outras oferecem passeios em parceria com agências de turismo. Neste tipo de passeio, é possível pescar, atirar com arco e flecha, dormir em redes ou esteiras e ainda comer pratos típicos dos primeiros habitantes da região.

Preparados para essa aventura?


Acre

No Vale do Juruá, é possível fazer o passeio do Caminho das Aldeias e da Biodiversidade, passando pelas principais aldeias da região, entre elas a Nova Esperança dos Yawanavás, no Rio Gregório, a aldeia Apiwtxa no Rio Amazônia e no município de Marechal Thaumaturgo os índios da Ashaninkas.


Bahia

Em Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, o visitante encontra cerca de 20 aldeias da etnia Pataxó. A Reserva da Jaqueira é uma das mais conhecidas por conta dos seus rituais em noite de lua cheia e nova. Na Aldeia Velha, é possível fazer atividades na parte da manhã e almoçar. Já em Imbiriba, os índios oferecem aulas de artesanato e contam suas histórias. Em Caraíva, os passeios podem durar de dois a cinco dias, indo ao Monte Pascoal, visitando as aldeias, Mãe de Barra Velha, Boca da Mata e Pé do Monte.


Mato Grosso

Criado há mais de 50 anos, o Parque Nacional do Xingu é parada obrigada para os amantes da cultura indígena. Para visitar o local é necessária autorização da Funai e assinar um termo de responsabilidade. O visitante que passear no terceiro maior parque indígena do mundo receberá a garantia de lindas paisagens entre o planalto central e a Amazônia.

Os Potiguara ("comedores de camarão", de pety, "camarão", e guara, "comedor") são um grupo indígena que habitam ao norte do estado brasileiro da Paraíba, junto aos limites dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação (na Terra Indígena Potiguara, Terra Indígena Jacaré de São Domingos e Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor).

A Festa do Toré é um importante ritual em homenagem aos antepassados da tribo, em especial, ao pai Tupã e à mãe Tamainem, se trata de uma espécie de comunicação entre o mundo dos homens e o mundo sobrenatural.

Em geral, essa cerimônia é realizada nas comemorações do Dia do Índio (19 de abril), sendo pensado como um "ritual sagrado" que celebra a amizade entre as distintas aldeias, realçando o sentimento de grupo e de nação



http://www.brasil.gov.br/turismo/destinos-turisticos/2014/03/passeio-pela-historia-indigena-do-brasil
Turismo Ambiental

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Gregório
  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.