Tenente Portela - 3ª Edição dos Jogos dos Povos Indígenas inicia nesta quinta-feira

Folha Popular - http://www.fpop.com.br - 02/04/2014
Inicia nesta quinta-feira, 3, até o domingo, 6 de abril, a 3ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul, no município de Tenente Portela, no setor do Km 10 da Terra Indígena do Guarita. Para a execução do evento a Fundação do Esporte e Laser do Rio Grande do Sul (Fundergs) conta com o apoio das prefeituras municipais de Tenente Portela, Miraguaí e Redentora, além da comunidade da Terra Indígena do Guarita. Acadêmicos do curso de Educação Física da URI auxiliarão na arbitragem e na organização do evento.

O evento visa promover e resgatar a tradição e cultura indígena no estado, através da prática de esportes e de manifestações culturais tradicionais.

A expectativa é de contemplar cerca de 500 indígenas representantes de 16 comunidades dos povos Guarani Mbÿa e Kaingang, que durante quatro dias promoverão a celebração através das suas expressões culturais, fomentando o resgate, a revitalização e principalmente a valorização de sua cultura por meio do congraçamento entre os Povos Indígenas.

As atividades esportivas são organizadas entre os jogos tradicionais e não tradicionais. Os jogos tradicionais serão arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, demonstração da corrida do milho, lutas corporais, batalha aquática, tiro com arco de guerra e pesca. Os jogos não tradicionais serão futebol, futebol 7, natação em águas abertas, corrida curta, corrida de fundo e vôlei.

Além dos esportes, a programação inclui a realização de oficinas de pintura corporal, jogos e brincadeiras tradicionais indígenas, mostra de artesanato e culinária indígena e a realização de um fórum de discussões sobre a importância da preservação das manifestações esportivas e culturais indígenas do Rio Grande do Sul e sua relação com o meio ambiente.



http://www.fpop.com.br/noticias/index.php?option=com_k2&view=item&id=4858:tenente-portela-3%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-dos-jogos-dos-povos-ind%C3%ADgenas-inicia-nesta-quinta-feira&Itemid=559
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarita
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.