Índios Karitianas protestam contra IML de Porto Velho

Jornal Rondônia VIP- http://www.jornalrondoniavip.com.br - 07/04/2014
Na semana passada, o Ministério Público Federal expediu uma recomendação ao Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho para que não faça a necrópsia no índio Ismael Taodereka Karitiana.

O motivo seria o protesto de membros da tribo Karitiana, grupo qual Ismael pertencia, que afirmam que tal procedimento desrespeita sua cultura tradicional, para os quais, aberto o corpo, condena-se a alma do indígena falecido e que, por tais motivos estão protestando em frente ao IML de Porto Velho, para que não seja realizado o procedimento pericial.

Diante disso, o procurador da República de plantão, Daniel de Jesus Sousa Santos assinou o documento no qual recomenda que não existindo qualquer outra suspeita/indício de crime, que expeça declaração de óbito independentemente da realização de perícia (autópsia) do indígena Karitiana Ismael Taodereka Karitiana e não proceda a qualquer outra intervenção no corpo do indígena acima mencionado sem antes comunicar aos parentes e a este órgão ministerial.

O MPF fixou o prazo de cinco dias úteis, contados a partir do recebimento, para prestação das informações sobre o acatamento ou não das medidas recomendadas.



http://www.jornalrondoniavip.com.br/noticia/indios-karitianas-protestam-contra-iml-de-porto-velho
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Karitiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.