São Paulo terá 1o Jogos Indígenas com o tema: "Índio, mostre a sua cara"

Jornal da Baixada- http://jornaldabaixada.uol.com.br - 11/04/2014
Idealizado e Organizado pelo Cacique Cafuzo Tukumbó Dyeguaká Robson Miguel (Violonista) e sua esposa Índia Tikuna do Amazonas We'e'ena Miguel em parceria com o Instituto Futuro e Turismo Nativo, SMPIR - Secretaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial, SEME - Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, IBDN - Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza e Instituto ARAPOTY, no dia 19 de Abril de 2014 das 09hs00 ás 17hs00 o Parque Ecológico do Tietê sediará os 1o JOGOS INDÍGENAS DE SÃO PAULO, com o tema: "INDIO, MOSTRE A SUA CARA".

Os 1ª jogos indígenas da Cidade de São Paulo não visam protestos, preservação de direitos, nem questionar os efeitos e causas que conduziram toda a trajetória dos então chamados Índios do Brasil em São Paulo, mas sim, de forma clara e objetiva, com foco na "Responsabilidade Social", fomentar o respeito e a divulgação da nossa rica cultura porque "Ninguém respeita quem não conhece". (Frase do Xavante Sereburã).

Fazendo valer a Lei 11.645 que institui como obrigatório o estudo da cultura, língua, história e tradições indígenas brasileiras, em harmonia com a DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS aprovada na ONU em 7 de setembro de 2007, a idéia é levar a população á saber que a Cidade de São Paulo possui 63.789 indígenas, distribuídos entre 53 etnias, viventes entre 4 aldeias ainda existentes na cidade de São Paulo (dados do ultimo senso de 2010), sendo exemplo de preservação miscigenação das culturas de imigrantes de todo o mundo e também da nossa rica cultura primitiva indígena.

Através do esporte e das brincadeiras originarias da cultura indígena, a população interagirá com as lideranças, caciques, artesãos e atletas indígenas de aldeias e índios urbanos da cidade de São Paulo "de Piratininga" apresentando de forma positiva a beleza de preservar esta nossa cultura indígena e o importante papel que ela ocupa na preservação histórica cultural do Brasil mantendo costumes, língua, danças, brincadeiras e artesanatos em perfeita harmonia.

Na abertura haverá a execução do Hino Nacional Brasileiro cantado em Guarani, versão idealizada e gravada pelo Maestro Violonista e Cacique Tukumbó Dyeguaká Robson Miguel e seu vice cacique Karay Basilio, acompanhado por 514 indígenas paramentados e tocando Chocalhos, cada um representando os 514 anos do nosso Brasil.
image001PROGRAMAÇÃO DO DIA 19 DE ABRIL DE 2014

São 50 etnias convidadas (Atikum, Baniwa, Cinta Larga, Fulni-ô, Geripankó, Guajajara, Gavião, Guarani Kaiowá, Guarani Mby'a, Guarani Nhamdeva, Kaingang, Kaimbé, Kalapalo, Kambiwá, Kanela, Kantaruré, Kapinawá, Karajá, Kariri, Kariri - Xocó, Katokim, Kaxinawá, Kayabi, Pankararé, Kayapó, Krenak, La Klãnõ, Macuxi, Munduruku, Mura, Nhambiquara, Pankararu, Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe, Potiguara, Puri, Tapeba, Terena, Ticuna, Tremembé, Truká, Tukano, Tuxá, Tuyuka, Wassu, Cocal, Xavante, Xerente, Xukuru de Ororubá, Xukuru - Kariri, Yanomami) que apresentarão cânticos e danças tradicionais, show musical de indígenas individuais, duplas indígenas e venda de artesanato, intercaladas por curiosidades das culturas presentes participantes. Haverá o concurso de miss e mister indígena 2014 e disputa de 17 modalidades Masculina (M), Feminina (F), Mista (M/F) e infantil, que são:

1-Corrida de Percurso; 2-Corrida de Saco; 3-Corrida de Perna de Pau; 4-Corrida de Canoagem; 5-Futebol; 6-Arco e Flecha; 7-Zarabatana; 8-Arremesso de Lança; 9-Cabo de Guerra; 10-Luta Corporal; 11-Jogo do Macaco; 12-Peteca; 13-Bola de Gude; 14-Pião de Fieira; 15-Pular Corda; 16-Pular Amarelinha; 17-Cama de gato;
(Obs: Os horários e atividades poderão ser alterados até a data do evento)

08:00 - Chegada das comunidades indígenas e atletas participantes, com a checagem e confirmação de presença para credenciamento.

09:00 - Grito de Salva Indígena na Cerimônia de Acendimento do Fogo, seguida da Corrida Olímpica com a Tocha em volta da Arena Central com parada no local de hasteamento das bandeiras.

09:10 - Entrada das Bandeiras: 1o Bandeira do Brasil e a Bola Oficial da Copa levada pela Musa da Copa 2014 "Índia Tikuna We´e´ena Miguel"; 2o Bandeira de São Paulo levada pelo indígena Guarani Karay Tata' Andy.

09:15 - Entrada dos caciques, lideranças indígenas, acompanhados de suas comunidades, levando á frente as 50 placas com o nome de cada uma das etnias residentes na Grande São Paulo, enquanto o apresentador informa quantos são e do que a aldeia sobrevive.

09:20 - Abertura oficial da festa com a benção do Pajé Awá Djú Pitotó com o cântico Guarani Nhande'Bareté Ikatu (Vamos nos Fortalecer).

09:25 - Cacique, autoridades indígenas, representantes políticos e instituições são conduzidos ao palco pela Presidente do Instituto Futuro e Turismo Nativo - Dra. Maria Martins e apresentados para a ocupação das cadeiras.

09:30 - Hastear do Pavilhão Nacional com Grito e Salva Indígena dos Xondaros (Guerreiros) seguido da Execução do Hino Nacional Brasileiro na língua nativa "O GUARANI" acompanhada por 514 INDÍGENAS PARAMENTADOS, CANTADO PELO CACIQUE E VIOLONISTA ROBSON MIGUEL (1o NO RANKING MUNDIAL). Meta: Inserir a Cidade de São Paulo no livro dos recordes mundiais como sendo a 1ª cidade a organizar o maior coral indígena do mundo e cantar o hino nacional do seu país na língua tribal nativa guarani.

Clique e assista (como exemplo) o Cacique Robson Miguel executando o Hino Nacional com 147 indígenas: http://www.youtube.com/watch?v=rbIpjvIOpDg

Clique e assista o Cacique Robson Miguel executando o Hino Nacional com sua Aldeia Guarani Itaóca e a Banda Militar do Estado de São Paulo: http://www.youtube.com/watch?v=rUUGHa4NWa8

09:35 - Saudação Oficial da abertura dos trabalhos.

09:40 - Musa da Copa "Índia Tikuna We'e'ena Miguel" faz a Leitura da declaração e lei internacional dos povos indígenas feita na ONU por Ban Ki Mom.

09:40 - Hino Oficial dos Jogos "Filhos da Terra" enquanto a Musa da Copa "Índia Tikuna We'e'ena Miguel" dá o primeiro "Chute Oficial" na Bola da Copa anunciando o inicio dos 1o JOGOS INDÍGENAS DE SÃO PAULO - Copa Indígena 2014 - "Índio Mostre a Sua Cara".

09:45 -Inicio dos 1o JOGOS INDÍGENAS DE SÃO PAULO com a competição dos Jogos de Futebol e Corrida de Percurso (4 Km), enquanto na arena central ocorrerão as competições e brincadeiras lúdicas (Corrida de Saco; Corrida de Perna de Pau; Corrida de Canoagem (?); Arco e Flecha; Zarabatana; Arremesso de Lança; Cabo de Guerra; Luta Corporal; Jogo do Macaco; Peteca; Bola de Gude; Pião de Fieira; Pular Corda; Pular Amarelinha; Cama de gato) e no palco a apresentação de cânticos e danças Guarani e de outras etnias, intercalados com curiosidades das 50 etnias participantes.

09:50 ás 14:50 - Durante 5 horas de competições haverá paralelamente a programação musical que será intercalada por falas de caciques e representantes da causa indígena, resultados das competições e nas laterais as vendas de artesanatos, Livros, CDs e DVDs da Cultura Indígena, pinturas corporais, etc,

15:00 - Desfile e Concurso de Miss e Mister Indígena 2014 enquanto ocorrerá a apuração dos times competidores vencedores.

15:30 - Entrega de Troféus e Medalhas Indígenas aos Vencedores.

16:00 - Saída dos Indígenas e participantes, ao som do Hino Oficial dos 1o JOGOS INDÍGENAS DE SÃO PAULO.



http://jornaldabaixada.uol.com.br/?p=22185
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  • TI Fulni-ô
  • TI Kambiwá
  • TI Kapinawá
  • TI Tapeba
  • TI Xingu
  • TI Kantaruré
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.