Portal Imprensa- http://www.portalimprensa.com.br - 10/04/2014
Representantes de uma tribo Tupinambá, na região nordeste do Brasil, anunciaram nesta quinta-feira (10/4) que vão processar o Grupo Bandeirantes de Comunicação em razão de reportagens consideradas tendenciosas exibidas em fevereiro pelo "Jornal da Band". As matérias tratam de uma disputa de território entre indígenas e fazendeiros no sul da Bahia.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o processo, de autoria da comunidade indígena Serra do Padeiro e do cacique Rosival Ferreira de Jesus, pede liminarmente um direito de resposta à comunidade Tupinambá. Segundo os denunciantes, as reportagens da Band tinham o intuito de "incitar o ódio e a violência da sociedade" contra os povos indígenas.
Ainda de acordo com os representantes da tribo, a Band usou termos "caluniosos" para responsabilizá-los por crimes como assassinato e invasão de fazendas. "O Grupo Bandeirantes parece desconhecer ou evitar conhecer o massacre dos Tupinambá ao longo da história, para difundir histórias inventadas: escondendo o verdadeiro conflito e massacre na região", consta na ação.
Procurada por IMPRENSA, a assessoria de comunicação da Band afirmou que ainda não foram notificados deste processo, e que a emissora não comenta ações judiciais
http://www.portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/65147/tribo+indigena+processa+band+por+reportagens+sobre+disputas+de+terra+no+sul+da+ba
PIB:Leste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Tupinambá de Olivença
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.