Seed reúne com indígenas para discutir formação de professores das etnias de Oiapoque e Pedra Branca

Agência Amapá- http://www.agenciaamapa.com.br - 11/04/2014
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu com o Conselho de Estadual de Educação, representantes indígenas do município de Oiapoque e da etnia waiãpi, de Pedra Branca, para discutir sobre a formação continuada e inicial em magistério normal nível médio. A iniciativa visa capacitar alunos das áreas indígenas, que ainda não concluíram os estudos, e para que possam lecionar nas aldeias.

Na oportunidade, a secretária de Estado da Educação, Elda Araújo, apresentou todos os avanços em relação à educação indígenas do Amapá, nas regiões de Oiapoque, Pedra Branca e Parque do Tumucumaque, onde estão localizadas 52 escolas destinadas à educação indígena.

"A Seed está cada vez mais presente para resolver as problemáticas relacionadas à educação indígena, hoje, resolvemos a situação da formação do professor indígena, uma retomada feita com compromisso e responsabilidade", reforçou.

Neste mês, a Seed aprovou todos os cursos para as áreas de formação indígena. A medida contou com recursos do Governo Federal, que também permitiu a elaboração de todo o material pedagógico específico para os povos indígenas do Amapá. O investimento está orçado em R$ 2 milhões.

A secretária destacou o trabalho que a Seed vem desenvolvendo em sintonia com o Conselho Estadual de Educação. "Estamos trabalhando sem medir esforços para desenvolver todo o aspecto legal para regularizar as escolas indígenas", frisou.

Durante a reunião também foi debatido o recredenciamento da Escola que irá documentar e ministrar os cursos do magistério, de elaboração dos pareceres e resolução. Também foi feito pela Seed o levantamento detalhado dos candidatos que já iniciaram os estudos.

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Eunice Bezerra, o sistema de ensino educacional indígena é importante para que eles possam obter mais conhecimento e entender a cultura "branca", dentre outros. "A formação do professor indígena será desenvolvida de maneira que este professor tenha a mesma qualidade de ensino que o não índio", declarou a presidente.

A reunião também contou com a presença de representantes do gabinete da deputada federal, Janete Capiberibe.



http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/38134/
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Waiãpi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.